VOLTA REDONDA
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), Sérgio Sodré, e o subsecretário da pasta, Fernando Lee, se reuniram hoje, dia 25, com a equipe do deputado federal Antonio Furtado (PSL) para discutir a possibilidade da liberação de recursos da União para obras de melhorias na Estrada Francisco Vilela Arantes, que liga o bairro Roma ao distrito Getulândia, em Rio Claro. Os serviços seriam executados através de uma emenda parlamentar de Furtado.
O secretário explicou que a reunião foi o primeiro passo para fazer um levantamento do que a estrada necessita, com intuito de providenciar ações emergenciais. Sérgio Sodré revelou ainda que o prefeito Antonio Francisco Neto colocou como uma das prioridades da pasta, a busca de recursos para poder melhorar a qualidade de vida das pessoas em Volta Redonda e é isso que vem sendo feito.
A pedido da secretaria, o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPPU) realizou um projeto para realização de obras de melhorias na estrada. O relatório foi avaliado pelo engenheiro Luiz Gonzaga, assessor técnico do deputado federal, que esteve presente na reunião. Uma visita técnica deve ser feita no local nesta sexta-feira para ser avaliado o que pode ser feito neste momento. “Estamos querendo garantir, primeiramente, que o local seja seguro, com a melhoria da qualidade de vida dos moradores. Vimos a necessidade de uma drenagem; aliviar as curvas, porque algumas são perigosas; melhorar a pavimentação, sinalização e iluminação. Vamos dividir o trabalho em etapas. Neste primeiro momento é uma questão de garantir uma infraestrutura básica”, ressaltou Sodré.
Será através dessa visita técnica, feita pela equipe do deputado federal e da prefeitura, que será possível levantar o custo real da obra para então ser solicitada verba da União. Antonio Furtado disse que já se reuniu com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes, que já teria dito ter possibilidade do recurso para a obra sair da pasta por conta de quatro aspectos apresentados pelo deputado. “É preciso olhar para as pessoas que moram no entorno e necessitam ter local seguro com acesso; movimenta o turismo já que é uma estrada usada para ir a Angra dos Reis; tem a questão da saúde, pois é onde fica o Hospital Regional e quem precisa utiliza a estrada; e pela falta de iluminação atual acidentes podem acontecer. Por isso pedi que a equipe técnica fosse ao local e levantar os dados”, destacou o parlamentar.