PIRAÍ
Diversos atendimentos em saúde foram feitos no sábado, 2, no distrito de Arrozal, com a estreia do projeto Saúde itinerante. Com o objetivo de levar as ações da rede pública de saúde para os bairros do município, o evento conseguiu levar um bom público até a Praça São João Batista, na qual vários setores da saúde, e de outras secretarias, se disponibilizaram, orientando, informando e executando ações simples.
Somente com a vacinação contra o coronavírus foram imunizados 40 adultos e cinco crianças, além das outras vacinas que atualizaram as cadernetas de quem não estava em dia. Foram 49 procedimentos e orientações médicas, 30 orientações sobre vigilância em saúde, 11 atendimentos pelo SEMAIA e abordagem do CAPS, 32 pessoas se informaram sobre nutrição e alimentação saudável, 30 informações sobre a saúde da mulher, além de dezenas de orientações sobre a farmácia municipal, dúvidas sobre marcação de exames, Ouvidoria, dentre outros.
A Secretaria de Meio Ambiente distribuiu 75 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, enquanto a Assistência Social atendeu 15 usuários para o cadastro único e CRAS. O Hospital Flávio Leal conseguiu captar um total de 27 doadores de sangue, número importante haja vista a dificuldade encontrada nos últimos anos.
O Castramóvel cadastrou 20 donos de animais, com os quais serão agendadas futuras castrações, e cerca de 100 crianças ouviram histórias e orientações pedagógicas no estande da Secretaria de Educação. O estande da fisioterapia, uma das novidades, fez 30 procedimentos de auriculoterapia, inspirada na milenar terapia chinesa, que é uma forma de medicina alternativa baseada no pavilhão auditivo da orelha para aliviar as dores do corpo e da alma.
O prefeito Tutuca e o deputado federal Gustavo Tutuca estiveram presentes além da secretária de Saúde, Giane Gióia. Foi feita ainda a inauguração do Centro de Fisioterapia de Arrozal. Outros secretários e vereadores também participaram.