RESENDE
Mesmo em um período conturbado, de enfrentamento da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, seguiu a tendência dos últimos anos e conquistou importantes progressos em 2020. Entre os destaques, grandes obras de infraestrutura, novos espaços de lazer e diversão para toda a família e anúncios importantes sobre novidades que estão por vir nos próximos anos.
Colhendo frutos de um trabalho de longo prazo, 2020 foi um ano repleto de obras entregues nos mais variados segmentos da gestão municipal. E como proporcionar opções de lazer e diversão gratuitos para toda a família é um compromisso firmado pela gestão, foram mais de 15 espaços desse tipo entregues neste ano. A lista inclui praças, quadras poliesportivas e vestiários totalmente reformados ou construídos.
Um dos maiores exemplos dos esforços com grandes intervenções é a intervenção no entorno do terminal rodoviário da Graal, aguardadas há muito tempo, que estão melhorando muito o acesso ao município. A intervenção é responsável por melhorar o fluxo de trânsito e dar mais segurança aos condutores, tendo em vista que o trecho gerava transtornos até então. As obras continuam, mas já estão em estágio avançado.
Já a Ponte da Barra (Quarta Ponte), que interliga Bulhões e Fazenda da Barra III, ganhou novos capítulos este ano. Entre as etapas essenciais, a obra teve licenças ambientais e convênio aprovados pelo Governo Federal.
Visando, ainda, melhorar o trânsito, a prefeitura seguiu com a Operação “Tapa Buraco”, resolvendo problemas pontuais com as vias da cidade. A atenção com a pavimentação também segue a tendência dos últimos quatro anos, considerando que, desde 2017, quase 30 toneladas de asfalto foram utilizadas em grandes obras, em manutenções de vias ou na própria operação Tapa Buraco.
Outro ponto que ganhou muita atenção da prefeitura foi o projeto de licitação do transporte público municipal, considerado o maior projeto de mobilidade urbana das últimas décadas. O objetivo da gestão, de acordo com o prefeito Diogo Balieiro Diniz, é garantir um modelo que permita maior poder de fiscalização e punição por parte da prefeitura à nova empresa que assumir. “Em 2020 superamos muitos desafios e demos continuidade em processos de muita importância para Resende. Desde as obras, passando pela licitação do transporte público, até o ponto de partida para a construção de casas populares. É um conjunto de ações que mostram que Resende está em um caminho certo. Vamos dar continuidade e fazer ainda mais em 2021, retomando a economia e colocando em prática muitos outros projetos que a gestão municipal possui”, destacou o prefeito.
CASAS POPULARES E REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA
Em novembro de 2020, a prefeitura, se reuniu com a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras do município para tratar da criação do projeto habitacional que vai gerar a construção de cerca de 400 casas populares para pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Além disso, a reunião também abordou o tema da regularização fundiária urbana e rural, que visa entregar a certificação de posse de residência para moradores ainda sem a documentação.
A Prefeitura também deu o pontapé inicial para investimentos em parceria com o Governo do Estado, que através de um Programa Habitacional para 2021, está construindo 64 novos apartamentos na Baixada da Olaria. O projeto desenvolvido faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento/Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social(PAC/FNHIS), do governo federal.
NOVAS OBRAS
Pensando em 2021 e nos próximos anos, a prefeitura está preparando diversas novidades. Os próximos trabalhos fundamentais serão, por exemplo: a revitalização do campo do Paraíso e da UPA Paraíso, a construção do Ecoparque Luís Gama, da nova ponte Surubi Bulhões-Barra III, da Capela Mortuária da Cidade Alegria, da nova ponte no Jardim Beira Rio, da área de lazer no Jardim Aliança, além de asfalto na Fazenda da Barra II e muitas outras obras que contemplam saúde, educação, esporte, lazer e infraestrutura.