A boa atuação do Fluminense na vitória, de virada, de 3 a 1 sobre o Sporting Cristal mostrou o tricolor empenhado em uma boa volta à Copa Libertadores da América. Utilizar Felipe Melo e Marcelo, duas raposas felpudas com larga experiência em torneios internacionais foi uma decisão sábia. Mesmo com os vacilos do barbudinho/cavanhaque de Volta Redonda.
+
A apática atuação do Flamengo, atual campeão da Copa Libertadores da América, na derrota de virada por 2 a 1 para o desconhecido Aucas, foi resultado do time misto que o técnico Vitor Pereira escalou. Misto por que? Para estar bem na final do campeonato carioca amanhã? Será?
+
Outro que levou uma sapecada de 3 a 1 na estreia do torneio internacional mais importante das Américas foi o Palmeiras. A derrota para o Bolívar é histórica. Há 49 anos o Palmeiras não perdia em jogo de estreia na Libertadores. Em 1974 o verdão perdeu para o São Paulo por 2 a 0.
+
Neste final de semana serão conhecidos os campeões Carioca, Cearense, Mineiro, Paranaense e Paulista. Haverá duelos considerados clássicos e duelos considerados “de zebra”. Nos clássicos, além de Fluminense x Flamengo, estão os confrontos, Atlético-MG x América-MG e Ceará x Fortaleza.
+
Nos jogos em que o resultado pode ser “de zebra” estão Grêmio x Caxias, Palmeiras x Água Santa e Athletico-PR x Cascavel. Os novos formatos dos campeonatos estaduais têm trazido essa oportunidade para os clubes menores, o que é muito saudável.
+
Terminada a temporada dos campeonatos estaduais, na semana que vem, 16 de abril, até 3 de dezembro estará em cena o campeonato brasileiro. E ele virá com novidades na arbitragem que vai comentar suas decisões técnicas e disciplinares/cartão/pênalti, etc. O comentário será reproduzido em áudio e vídeo para o torcedor através dos telões/altofalantes dos estádios.
+
Seis anos depois, a seleção da Argentina voltou a liderar a classificação mundial da Fifa. A seleção brasileira caiu para a terceira posição e a seleção da França está no segundo lugar. As vitórias nos amistosos argentinos valeram a classificação. A derrota para Marrocos significa a descida na ladeira para os brasileiros.