Desde antigamente a gente sempre soube que no sistema solar, em ordem crescente de distância do astro-rei, estão os planetas Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão. Embora Flash Gordon e outros heróis estelares lutassem bravamente nesse cenário com maquiavélicos cientistas como o doutor Satã, a gente nem dava bola para existência de outros planetas ou que houvesse um deles, com exceção de Marte, habitado como nossa querida Terra.
+
É verdade que surgiram os ETs, mas eles estão até agora muito mais para fake news do que, efetivamente, para seres extra-terráqueos. Os anos foram passando e a ciência com novas ferramentas da modernidade descobriu e vem descobrindo, em nossa galáxia e nas outras também, planetas e milhares de exoplanetas. Super telescópios, superobservatórios espaciais e supersondas são algumas dessas ferramentas.
+
Na última quarta-feira, quando o Flamengo foi um time desorganizado dentro de campo e quase levou uma goleada do Furacão do Paraná, uma dessas sondas fez uma curva no céu passando a perquirir o que está acontecendo na Gávea e particularmente com Renato Gaúcho. A engenhoca sideral ficará em nova trajetória até 28 de novembro, um dia depois da decisão da Copa Libertadores da América.
+
Nesta noite de sábado, a sonda navegará entre o Mar da Tranquilidade, de lado, e uma tempestade de meteoritos do outro. Coincidentemente, a passagem será por volta das 21 horas, hora de Brasília, exato instante em que terá terminado no Maracanã o embate Flamengo x Atlético Mineiro, fundamental para renascer das cinzas cósmicas a esperança do Bruno Henrique e sua turma de conquista do título nacional.
+
Se alguém perguntar aos pais-de-santo baianos se Renato Gaúcho deixará de ser treinador do Flamengo, caso seus comandados não vençam o desafio com os mineiros, eles e os computadores da Sonda dirão, não! Mas se a pergunta for – Renato continuará no Flamengo em 2022? – os computadores da sonda, com sua fantástica combinação binária, e os baianos com divina premonição responderão a mesma coisa, não!
+
A temporada 2021 do clube Athlético Paranaense não é um caso fortuito. Há alguns anos suas temporadas mostram ótimos resultados. Seus méritos em campo têm sido obtidos em razão de uma gestão firme, sem conflitos políticos, sem inconsequentes gastos, com atenção e proteção aos garotos da base. Como o universo, também se move a geografia do futebol. Com segurança, aos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, terras férteis do futebol, pode-se acrescentar o Paraná.
+
O técnico Tite anunciou ontem a lista com os 23 jogadores escolhidos para defender a Seleção Brasileira nos jogos de novembro pelas Eliminatórias da Copa do Mundo Catar 2022. Líder isolado das Eliminatórias, O Brasil enfrentará dia 11 a Colômbia e dia 16 a Argentina. A principal novidade na lista é o goleiro Gabriel Chapecó, do Grêmio. Aos 21 anos, o jovem será o único representante do futebol brasileiro nesses jogos.
+