+
Tempo de leitura: 2 minutos e 59 segundos
+
A seleção brasileira começou o ano quase no andar de baixo das eliminatórias sul-americanas. Mas, se tudo der certo, esta noite a turma do Dorival pode encerrar na vice-liderança a temporada 2024 das eliminatórias. Se vencer o Uruguai/19P e a Colômbia/19P perder para Equador/16P, o Brasil/17P chega aos 20P.
+
No confronto direito dos 80 confrontos entre as duas seleções, houve 21 empates. O Brasil tem 38 vitórias e o Uruguai 21. No momento, porém, o Uruguai tem 5V,4E,2D,16GM,8GS e 8SD. O Brasil 5V,2E,4D,16GM,10GS e 6SD.
+
Mas, diria meu bisavô: “- Há que se considerar que o jogo será na terra do Senhor do Bonfim, onde a seleção brasileira está invicta!” Seu Gaudêncio tem razão. O Brasil nunca perdeu na Arena Fonte Nova. Em 21 jogos são 15 vitórias – uma delas de 2 a zero sobre o Uruguai, 6 empates, 63 gols marcados e apenas 21 gols sofridos.
+
Amanhã, dia 20, é celebrado o Dia da Consciência Negra, data das mais significativas no calendário do Vasco da Gama. A luta do Vasco contra o racismo faz parte da sua história e dela resultou a construção do estádio de São Januário, durante muito anos o maior do Brasil e até hoje o maior dos clubes cariocas.
+
Entre os muitos negros que se tornaram ídolos no Vasco, o primeiro foi o goleiro Nelson da Conceição. Ele foi fundamental na conquista do primeiro título de campeão carioca do clube em 1923. No mesmo ano, dias depois, em 11 de novembro, em partida contra o Paraguai, Nelson se tornou o primeiro goleiro negro da história da Seleção brasileira.
+
Nelson e seus companheiros negros que jogavam no Vasco foram várias vezes insultados e agredidos com pedradas por sócios dos clubes rivais nos jogos. Nelson era taxista, mas por exigência da Liga Metropolitana de Futebol teve de deixar a profissão. Um sócio do Vasco lhe arranjou um novo emprego numa chapelaria.
+
Previsto para começar em 11 de janeiro, a Ferj precisa marcar até o início da semana que vem seu Conselho Arbitral a fim de divulgar a tabela do Campeonato Carioca. A lei Geral do Esporte determina que a tabela de um campeonato tem de ser divulgada com até 45 dias de antecedência da competição.