Antes de começar o Campeonato Brasileiro, a opinião geral da turma que acompanha profissionalmente o torneio, trabalhando para jornal, rádio e televisão, apontava o Palmeiras, o Fluminense, o Flamengo e o Atlético Mineiro como os quatro favoritos para levar pra casa o caneco nacional deste ano.
+
Atual campeão, o Palmeiras encabeçava a lista, diante da sua regularidade nas competições. Em seguida vinha o Fluminense, bicampeão carioca e melhor time brasileiro no momento. Apesar dos seguidos tropeços, como possui o melhor elenco do país, o Flamengo era outro favorito. Finalmente, campeão nacional em 2021 e mineiro este ano, o Atlético-MG fechava o quarteto.
+
Depois da primeira rodada, vale a pena repensar esse prognóstico, até porque o Campeonato Brasileiro 2023 será o mais disputado desde que a competição passou a ser no sistema dos pontos corridos. Este ano, pela primeira vez, todos os clubes que já conquistaram o título nacional estão presentes.
+
Muitas surpresas irão acontecer e já começaram a acontecer. A derrota do Atlético Mineiro para o Vasco da Gama – 2 a 1, o time mineiro jogando em casa e vendo quebrar um tabu de 30 anos, é uma delas. Jogando no Maracanã, o Flamengo venceu o Coritiba por 3 a 0, com seu novo técnico Jorge Sampoli roendo todas as unhas enquanto suava em uma cabine refrigerada do estádio.
+
Também jogando em casa, o Palmeiras despachou o Cuiabá por dois a um. Um placar, digamos, apertado para a equipe do técnico Abel Ferreira. Assim como o Vasco que jogou na casa do adversário, com um placar incontestável o Fluminense derrotou o América Mineiro no Estádio Independência. Como se vê, ainda é cedo para saber o futuro. Nem pai de santo baiano topa apostar e colocar em risco o prestígio que tem.
+
Também vitorioso – 2 a 1 no São Paulo, na segunda rodada, na segunda/24, em Salvador, o Botafogo enfrenta o Bahia. Antes, sábado/22/Maracanã, tem Fluminense x Athlético PR. Domingo,23,11h/Beira-Rio, Internacional x Flamengo. Também no domingo o Vasco vai enfrentar o Palmeiras, até agora sem lugar certo. O Vasco acionou a Justiça porque o Flamengo se nega em ceder o Maracanã.
+
O Palmeiras também está em conflito com o Flamengo. A presidente do Palmeiras, Leila Pereira, uma das principais articuladoras da criação de uma Liga para o futebol brasileiro – a Libra – acusa o presidente do Flamengo, Rodolfo Landin, de postura centralizadora. O impasse pode fazer a Libra, que tem 18 clubes, perder a hegemonia para o grupo adversário, a Liga Forte Futebol do Brasil – LFF – que conta com 26.