>
a voz da cidade 970 x 150 px

Sassaricando – Oscar Nora

Por Andre
bnr am aniv barra mansa 970x150

Foto: okariri.comfacebook SE Palmeiras


As expressões populares são muito interessantes. “Matar Cachorro a Grito”, “Chato de Galocha”, “Rodar a Baiana”, “a Cobra Vai Fumar”, “Nem Eira, Nem Beira” e dezenas de muitas outras, elas nascem de fatos e circunstâncias verdadeiras, denominando episódios inusitados.
+
“O Amigo da Onça”, por exemplo, foi uma Charge de Péricles Andrade Maranhão na revista O Cruzeiro, circulante entre 1943 e 1961. O Amigo da Onça sempre colocava os amigos em situação embaraçosa. Ganhou eternidade e, de fato, existe até hoje.
+
No box, “Salvo Pelo Gongo” é o milagroso sinal sonoro entre os rounds que permite ao lutador, prestes a ser nocauteado, ganhar instantes de recuperação no canto do ringue. No futebol surgiu a expressão “Bola Pra Frente” – quando o time que está perdendo vai decidido para o ataque, tentando reverter resultado desfavorável.
+
Também do futebol vieram as duas famosas expressões populares “Fazer Uma Vaquinha” e “Terminar Em Pizza”. Elas nasceram em momentos de paixão e reflexão nas histórias de dois famosos clubes de futebol: Vasco da Gama e Palmeiras.
+
Cem anos passados, por volta de 1920, os fãs do Vasco arrecadavam dinheiro para distribuir entre os jogadores após as vitórias do clube. O valor dependia do placar e se inspirava no jogo do bicho. Assim, na vitória por um a zero, 1+0 = 10 = “coelho” no jogo, pingavam 10 mil réis.
+
Nesse conceito, a recompensa mais valiosa era a “vaca”, número 25, premiando 25 mil réis para cada jogador. Agrado máximo, valia apenas para vitórias memoráveis, especialmente sobre o Botafogo, o Flamengo ou o Fluminense. Então, a turma se reunia para “Fazer Uma Vaquinha”.
+
Na década de 1960, havia mais de 14 horas que dirigentes do Palmeiras discutiam, quase em vias de fato, assuntos do clube. Então veio a fome e todos foram comer pizza no restaurante do outro lado da rua. A barriga cheia acalmou os nervos e a paz voltou a reinar entre eles.
+
Acompanhando a reunião, no dia seguinte o jornalista Milton Peruzzi publicou na manchete do jornal Gazeta Esportiva: “Crise do Palmeiras termina em Pizza”. A partir de então, a expressão se tornou popular quando se fala ou comenta sobre alguma coisa errada que acabou sem punição ou alteração para alguém.
+
Dois brasileiros brilharam neste fim de semana em competições internacionais em Belgrado, na Sérvia. Darlan Romani conquistou – com recorde/22m53 – o título mundial indoor do arremesso de peso. No salto com vara, Thiago Braz obteve a medalha de prata.
+

+

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos