Cinco brasileiros e uma brasileira concorrem aos prêmios “Melhores do Mundo – The Best Fifa/2022” no futebol masculino e feminino. Em votação que estará aberta até dia 3 de fevereiro, serão eleitos por votação pública os melhores futebolistas, goleiros, o gol mais bonito, treinadores e torcedores. Os candidatos aos prêmios foram selecionados em dois painéis de especialistas.
+
No futebol concorrem a brasileira Debinha, da equipe feminina do North Carolina Courage e os brasileiros Neymar / París Saint-Germain, Vinícius Júnior / Real Madrid, Alisson Becker / Liverpool e Ederson / Manchester. Para o gol mais bonito concorre Richarlison / Tottenham. Embora não seja brasileira, Pia Sundhage / Suécia / técnica da Seleção Nacional do Brasil, também concorre.
+
Será uma votação difícil que reúne 63 candidatos: 14 no futebol masculino e 14 no feminino. Entre os goleiros, 5/M e 6/F. Na mesma proporção é o número de concorrentes para treinador. 10 jogadores, somente do futebol masculino, estão na decisão do prêmio Puskas de gol mais bonito.
+
Difícil, também, é o prêmio para o torcedor The Best que pode ser para apenas um ou para um grupo. São três concorrentes: Abdullah Al Salmi, que andou pelo deserto da Arábia Saudita durante 55 dias até chegar ao Qatar para assistir à seleção do seu país na Copa do Mundo.
+
Além dele, estão no páreo os torcedores da Argentina que formaram a torcida mais alegre da Copa e os torcedores do Japão que, exemplarmente, mais uma vez, como em outras Copas, limparam os locais dos estádios onde assistiram aos jogos da Copa do Mundo no Qatar.
+
Acho que o prêmio de melhor jogador, prêmio mais cobiçado, será de Lionel Messi. As chances brasileiras parecem estar na escolha do melhor goleiro, com Allisson e Ederson, ou de Richarlison no gol mais bonito. Até liguei para alguns pais-de-santo/videntes baianos para ter uma dica, mas nenhum deles atendeu ao telefone. A gente só ficará sabendo, mesmo, dia 27 de fevereiro.