VOLTA REDONDA
A volta-redondense Sara Bentes, cantora, compositora, escritora e atriz, esteve na Escola Municipal Especializada Dr. Hilton Rocha, nesta quarta-feira, dia 4, para ministrar a palestra “Acessibilidade cultural e arte inclusiva” e a oficina “Composição e interpretação – construindo letra, melodia e performance vocal na música popular”. O evento foi direcionado aos estudantes com deficiência visual e se repetirá nesta quinta-feira 5, às 13h30min.
A unidade, que funciona temporariamente no antigo prédio da Secretaria Municipal de Saúde, no Aterrado, atende alunos cegos, com baixa visão e deficiência múltipla, oriundos de Volta Redonda e cidades vizinhas. A nova sede da escola está sendo construída no bairro Voldac.
Sara destacou a emoção de retornar ao espaço onde iniciou sua trajetória, reforçando sua ligação com a escola. “É muito gratificante para mim, é me sentir muito pertencente. Aqui eu estou em casa. Minha mãe foi professora aqui também quando eu era criança, então é a extensão da minha casa”, afirmou.
Durante a palestra, a artista abordou temas relacionados ao seu próximo livro, “Acorde, a música por trás do show”, que explora música, saúde mental e questões emocionais. O projeto, previsto para 2025, foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo. Além disso, Sara revelou planos de trazer um musical de sua autoria, estreado em Portugal, para o Brasil.
A diretora da escola, Vera Lúcia Ferreira Cruz, destacou o impacto inspirador da presença de Sara. “Ela representa um exemplo vivo de superação, talento e conquistas, mostrando que é possível transformar desafios em oportunidades e alcançar grandes realizações”, disse.
A estudante Tais Vitória, de 17 anos, compartilhou sua emoção em participar da atividade. “A Sara é uma referência para todos nós. Fiquei muito feliz por participar e aprender como ela compõe suas canções”, afirmou.