SUL FLUMINENSE
Foi registrado no mês de maio pelo Samu Médio Paraíba o menor tempo médio de resposta em atendimentos emergenciais dos últimos dez anos, com 17 minutos e 53 segundos. A gestão é do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paraíba (Cismepa).
Esse tempo significa todo o processo que envolve cada atendimento pelo Samu, desde o recebimento de uma ligação na Central de Regulação, até a chegada da ambulância no local de destino.
Levantamento de 2017 aponta que o tempo médio era de 52 minutos, enquanto em 2022, a média registrada no final do ano foi de 21 minutos e 30 segundos. De acordo com Paulo Mendes, coordenador Médico do Samu Médio Paraíba, a melhoria nos atendimentos das chamadas foi um dos fatores primordiais para a melhoria do tempo resposta. “Sem dúvidas, o aumento da resolutividade ao telefone dentro da Central de Regulação Médica foi essencial para que pudéssemos alcançar tamanha diferença na melhoria do atendimento às emergências da região. Nós estamos mapeando toda a atividade interna e externa do Samu para administrar esses indicadores e gerenciar as equipes da melhor forma possível”, disse.