BARRA MANSA
A promoção e a proteção à saúde no Brasil vêm passando por diversas transformações, nas quais a figura do enfermeiro tem ganhado destaque. Isso se deve, principalmente, a atuação deste profissional na Atenção Primária à Saúde (APS) que caracteriza o primeiro nível de cuidados nas práticas do Sistema Único de Saúde (SUS).
As mudanças têm como objetivo implantar um novo modelo assistencial que atenda as práticas clínicas e curativas, mas que também dê atenção aos cuidados de saúde de forma integral, observando os fatores de risco, a prevenção de doenças e a promoção do bem-estar e da qualidade de vida.
Nesse sentido, quando se trata das questões relativas à saúde da mulher, a atuação do enfermeiro se destaca na prestação de um serviço humanizado que compreende as diversidades de perfis femininos, suas necessidades e particularidades.
Dessa maneira, é fundamental que os profissionais de saúde estejam preparados e capacitados para atender as mulheres em todas as fases do ciclo vital.
O diferencial do enfermeiro na Atenção Primária à Saúde
A essência da atuação do enfermeiro é o cuidar, por isso, em seu trabalho, deve buscar uma atuação abrangente e integral dos pacientes, de maneira que não se concentre apenas no problema apresentado pela pessoa, mas que também busque compreender as situações biopsicossociais presentes no quadro.
É com base nessas características que se fundamenta a consulta de enfermagem, de acordo com a professora Mirza Almeida Santos: “A assistência no contexto da saúde da mulher é possível devido à regulamentação da consulta de enfermagem, que engloba etapas como o levantamento das informações pertinentes ao indivíduo e seu cuidado, a realização de exame físico, a solicitação de exames e prescrição dos cuidados”, destaca.
A autonomia da enfermagem na saúde da mulher
A independência conquistada pelos enfermeiros ao longo dos anos impactou significativamente os serviços de saúde, permitindo que esses profissionais realizem consultas nos setores privados e públicos, bem como em consultórios próprios.
Fator que, segundo Mirza Santos, aumentou o protagonismo e a relevância da enfermagem: “A cada dia, pode-se perceber como o enfermeiro é fundamental na administração e no gerenciamento dos serviços de saúde, assim como na prestação direta de cuidados a saúde da população. Especificamente no âmbito da saúde da mulher, o enfermeiro conquistou seu espaço ao se tornar um instrumento de mudanças nas práticas de atenção à saúde feminina, principalmente na humanização do atendimento”, ressalta a professora.
Todo esse processo é fruto do desenvolvimento dos conhecimentos na área, a capacitação desses profissionais e o consequente reconhecimento e valorização da enfermagem.
Atendimentos realizados por enfermeiros
No âmbito da assistência à mulher, o profissional de Enfermagem tem atribuições que envolvem todo o ciclo de vida feminino, atuando na prevenção, diagnóstico, tratamento, reabilitação e manutenção da saúde.
Entre os serviços prestados podemos citar as consultas de Enfermagem em ginecologia, com foco na prevenção de câncer de colo uterino e de mamas, bem como na prevenção e na detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), no planejamento familiar, na assistência ao climatério e na menopausa.
Relevantes também são os atendimentos de pré-natal de baixo risco, assistência no puerpério e no aleitamento materno e nas ações educativas.
Especialização em Enfermagem em Saúde da Mulher
Para os profissionais interessados em atuar na área da saúde da mulher e ampliar o campo de trabalho, é necessário buscar o desenvolvimento de competências e o aperfeiçoamento dos conhecimentos. Na região sul fluminense, a especialização em Enfermagem em Saúde da Mulher, ofertada pelo UBM – Centro Universitário de Barra Mansa – é a alternativa de capacitação para enfermeiros.
O curso habilita os profissionais para atuar nos mais diferentes estabelecimentos de saúde, como hospitais, maternidades, clínicas e laboratórios de diagnósticos.
Então, se você está em busca de novas oportunidades de trabalho, as matrículas da especialização já estão abertas no site do UBM. Faça agora a sua inscrição!