UBM promove evento online para discutir a relação da sociedade com a natureza

0

BARRA MANSA

Nos dias 26 e 27 de abril, o UBM – Centro Universitário de Barra Mansa – realizará a segunda edição da Semana da Sala Verde, que visa discutir temas atuais referentes às questões ambientais e a relação das pessoas – crianças e adultos – com a natureza. O evento contará com convidados especializados nas temáticas e será transmitido pelo Facebook do UBM e também do Colégio UBM.  A semana da Sala Verde é uma parceria o Programa Ambiental Gaia (PAG) com o UBM e o Comitê de Bacias Médio Paraíba do Sul.

A Semana da Sala Verde é um encontro da universidade com a comunidade e tem a proposta de provocar a consciência ambiental, mas também compartilhar experiências educativas diferenciadas, tendo a natureza como fonte de recursos e elementos. Toda a dinâmica da Sala Verde observa as Políticas Ambientais do UBM, assim como a Lei Federal 9.795/99 e a Agenda 2030 (grupo de ações em prol do bem-estar social, econômico e ambiental).

A primeira live, com exibição no dia 26, às 19h, terá como tema ‘Por dentro da floresta: três olhares sobre o encontro de adultos e crianças na natureza selvagem’, onde as relações entre seres humanos e natureza serão trabalhadas e abordadas. A palestra será mediada pelo mestre em Educação e Sociedade, Rafael Crooz e tem como convidados o artista visual Guilherme Blauth, que também é Pesquisador em Educação, Infância e Natureza; e a Bióloga e Mestre em Geografia, Carolina Paixão.

No dia 27, às 18h, a palestra abordará a ‘Implantação e monitoramento em Políticas Públicas voltadas à Educação Ambiental’, mostrando a tendência e os principais desafios de nossa região. Mediada pelo professor André Luiz Moreira da Silva, especialista na área da Educação Ambiental, o evento contará ainda com a presença da doutora em Políticas Públicas, Semíramis Biasoli, e do educador e mestre  Rafael Crooz.

Segundo André Luiz, que também é professor do UBM, a realização desse evento é muito oportuna, principalmente em função do desmatamento descontrolado visto no Brasil em diversas regiões.

“A degradação ambiental e as mudanças climáticas são realidades que não podemos fingir não existirem. Desenvolver ambientes para reflexões é, acima de tudo, provocar a consciência para necessidades éticas e de sobrevivência. O desafio é fazer nascer no seio da sociedade humana a compreensão de que ninguém pode ser deixado para trás”, pontuou o professor.

Mais detalhes sobre a programação do evento, acesse o site oficial do UBM (www.ubm.br) ou as redes sociais da instituição.

error: Conteúdo protegido !