RESENDE
Esta sexta-feira, dia 27 de setembro, marca o início da Temporada da Truta, que em 2024 conta com a participação de 26 restaurantes, cada um com uma nova receita do peixe mais famoso e celebrado da região. Os estabelecimentos estão localizados na região de Visconde de Mauá, que inclui as vilas de Visconde de Mauá, Maringá e Maromba, além de ter dois restaurantes participantes no bairro Penedo, em Itatiaia, e um em Resende.
Nesta 22ª edição, os chefs inovam na criação de pratos principais e entradas preparados com a truta, que irão constar nos cardápios dos estabelecimentos participantes por um mês. A truta é um dos produtos mais nobres dessa região, rica em nascentes e águas límpidas, com belas cachoeiras. O objetivo da temporada é chamar a atenção para a gastronomia de produtos locais, elevando a experiência dos visitantes pela qualidade e frescor do peixe.
Entre a variedade de pratos que destacam a truta como protagonista estão os filés de truta, em versões delicadas e originais, como com recheio de cogumelos, com molho pesto de pistache ou ainda preparado escalfada, em técnica que acentua o sabor e maciez.
Para os amantes de massas, a Temporada terá criações como fettuccine ao creme de maracujá com postas de truta, ravioli de truta defumada com alho-poró ao creme de amêndoas e crepe de massa verde recheado de truta ao molho defumado, entre outros.
As releituras de clássicos da culinária, como a paella e a moqueca de truta, misturam-se a elementos bem brasileiros como a crosta de coco, bacon de banana e molho de tucupi. Também são destaque a utilização da truta crua, como em versões de ceviches e tartares, além da utilização de outros ingredientes de produção regional, como queijos, azeites, geleias e flores comestíveis.
A Temporada da Truta é realizada pela Região de Visconde de Mauá Convention & Visitors Bureau (Mauatur), com a parceria do Sebrae-RJ.
Qualidade de vida aliada a alta gastronomia
Localizada entre os estados do Rio de Janeiro e São Paulo, mais especificamente na Serra da Mantiqueira, a região de Visconde de Mauá possui clima de montanha e belíssimos cenários naturais.
Não por acaso, foi escolhida como residência por muitos que fugiam da agitação das cidades e prezavam pelo contato com a natureza, como o chef Julio Buschinelli, que se mudou para Mauá há 40 anos.
Naquela época, quando o acesso era limitado e o número de visitantes ainda pequeno, Buschinelli já vislumbrava o potencial turístico e a vocação natural da região para a piscicultura. Ele acreditava que um evento voltado à gastronomia aceleraria esse movimento e, com a parceria da Mauatur – Região de Visconde de Mauá Convention & Visitors Bureau –, concebeu e realizou a Temporada.
O projeto nasceu visando consolidar o turismo na região, incentivando a qualificação e o aperfeiçoamento dos cozinheiros. A cada ano, a Temporada promove workshops que envolvem técnicas de preparo, manuseio, limpeza, cocção e conservação da truta, além da harmonização dos ingredientes.
“Aqui temos água fria e corrente, com muito oxigênio, perfeito para a criação de peixes como a truta. E, para um chef, nada melhor do que ter um produto local, fresco e de altíssima qualidade à sua disposição”, comenta Buschinelli.
E é justamente entre setembro e outubro, período da Temporada, que a truta atinge seu melhor momento em termos de peso e tamanho, permitindo filés altos, carnudos e um sabor primoroso.
Segundo Murray, participar do evento por tantas edições garantiu conhecimento e experiência para os restaurantes trazerem novidades e criações. “A variedade que temos aqui de preparos e receitas com a truta é única. Dificilmente você encontrará tantas opções em outro destino”.