BARRA MANSA
A Prefeitura de Barra Mansa, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barra Mansa (Saae-BM), está modernizando a Estação de Tratamento de Água (ETA) São Sebastião. A autarquia modificou sua tecnologia de desinfecção na água, com objetivo de reforçar os cuidados com a qualidade da produção de água, proteger os servidores e preservar o meio ambiente.
A ETA São Sebastião utilizava o cloro gás para desinfetar a água. O produto químico é eficiente, mas apresenta riscos. Em caso de vazamento, o cloro volta ao seu estado gasoso e espalha no ambiente, expondo os funcionários, que podem desenvolver problemas pulmonares. Por conta disso, o Saae-BM substituiu a tecnologia e investiu em geradores que produzirá cloro líquido através do sal grosso. Os equipamentos estão sendo instalados, e a partir de agora, o hipoclorito de sódio será produzido dentro da estação.
Conhecida por ser a primeira estação de tratamento de água em Barra Mansa e por atender os moradores dos bairros Ano Bom e Centro, a ETA São Sebastião, foi a última estação do município que modificou seu sistema de desinfecção de água.
O diretor executivo do Saae-BM, Fanuel Fernando, destacou o compromisso do prefeito Rodrigo Drable em melhorar a qualidade da água. “Nós temos que ressaltar a preocupação do governo Rodrigo Drable. Desde o momento que ele assumiu, nós não medimos esforços para buscar a melhoria da qualidade da água e manter a segurança dos nossos funcionários”, declarou Fanuel.