Os donos da casa abriram a Copa do Mundo, no Estádio Olímpico Lujniki, em Moscou, com uma goleada sobre a Arábia Saudita. Desacreditada por resultados ruins em sua preparação para o torneio, a seleção russa surpreendeu e venceu por 5 a 0 o fraco time saudita. Cheryshev saiu do banco e marcou dois gols, sob os aplausos do presidente Vladmir Putin.
A seleção anfitriã, que tem como camisa 2 o brasileiro naturalizado russo é Mário Fernandes, procurou se impor desde o começo da partida, trocando passes e tentando furar a defesa adversária, mas não ofereceu perigo real até os 11 minutos da primeira etapa.
Na primeira chegada com perigo real, os russos marcaram o primeiro gol. Gazinsky aproveitou cruzamento pela esquerda e cabeceou sem chances para o goleiro saudita, Abdullah Al-Mayouf.
Aos 20 minutos, os árabes chegaram pela primeira vez com perigo à área russa. Al-Sahlawi cabeceou a esquerda do gol de Akinfeev. Na sequência, a Rússia puxou um contra-ataque rápido, e Dzagoev desabou em campo, após sentir uma lesão na coxa. O camisa 9, foi substituído por Cheryshev.
E foi exatamente Cheryshev quem, aos 42 minutos, marcou o segundo gol da Rússia, quando o jogo parecia morno, ele aproveitou o vacilo da defesa adversária, que o deixou livre. Cheryshev recebeu na entrada da pequena área e, com um corte certeiro, driblou dois sauditas e colocou a bola no fundo da rede.
Segundo tempo
No início do segundo tempo, a Arábia Saudita buscou mais o jogo, teve mais posse da bola, enquanto os russos faziam marcação forte no campo de defesa. A Rússia, no entanto, era quem tinha mais chances de gol. Em uma dessas chegadas, aos 25 minutos, Golovin cruzou pela direita e encontrou Dzyuba, que tinha acabado de sair do banco e marcou de cabeça o terceiro gol russo.
O jogo, que já não era de alto nível técnico, caiu muito de ritmo após o terceiro gol. Quando tudo parecia definido, Cheryshev – de novo ele – marcou um golaço com um chute de três dedos da entrada da área. A Rússia ainda teve fôlego para o quinto gol, já nos acréscimos, com Golovin, de falta. Fim de jogo e muitos aplausos para os donos da casa em Moscou.
Rússia iguala Brasil de 1954
Placar de 5 a 0 sobre a Arábia Saudita na abertura da Copa do Mundo foi o mesmo da goleada que a Seleção Brasileira aplicou sobre o México há 64 anos na Suíça. A Vitória da Rússia sobre a Arábia Saudita, entrou para a história das Copas do Mundo como um dos placares mais elásticos em partidas de abertura de Mundiais.