RIO DE JANEIRO
Com mais de 25 mil empresários atendidos desde 2008 e o desenvolvimento de 35 empreendimentos incubados, além de 54 residentes, a Incubadora Rio Criativo já atingiu mais de 15 mil horas de consultoria com orientação em gestão cultural e o incentivo a ideias e projetos inovadores. Uma vez por mês, uma equipe da incubadora viaja para uma região do estado para disponibilizar o conhecimento de práticas e ferramentas úteis ao gerenciamento de empreendimentos criativos.
A Incubadora Rio Criativo é um programa realizado pela Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro e é considerada a primeira incubadora de economia criativa do Brasil. As atividades são elaboradas a partir das vocações locais, fortalecendo os negócios de cada região. Cerca de 150 empreendedores especializados participam de cada caravana. A incubadora já atende, por ano, cerca de 9 mil investidores culturais. “O Rio de Janeiro é o estado da economia criativa no país. É a nossa maior vocação e uma solução para o momento que estamos vivendo, em que temos que reinventar a nossa economia. As atividades do Rio Criativo são fortes instrumentos para isso”, ressaltou o secretário de Cultura, André Lazaroni.
Durante o período de incubação, as empresas participam de uma série de atividades como: rodadas de negócios, palestras, oficinas e consultorias.
Todas as ações são acompanhadas pela equipe da incubadora e objetivam o desenvolvimento do modelo de negócio e inserção em eventos ligados aos setores criativos em que cada empreendedor atua.