RESENDE
A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, segue com um amplo calendário de ações em alusão à Campanha Janeiro Branco, iniciativa nacional voltada à conscientização sobre a importância dos cuidados com a saúde mental e emocional. Em vigor desde o dia 5, a programação se estende até o dia 30 e percorre diferentes unidades de saúde e serviços de acolhimento em saúde mental do município.
Com o tema “Paz, Equilíbrio e Saúde Mental”, a campanha deste ano reúne rodas de conversa, oficinas, palestras, abordagens sociais e tendas de acolhimento. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a proposta é sensibilizar a população sobre o autocuidado e ampliar o acesso à informação e ao acolhimento psicológico. “O Janeiro Branco é um convite para que a população olhe com mais carinho para a própria saúde mental e para a saúde emocional do outro. Nosso calendário foi desenvolvido para levar informação, acolhimento e cuidado, além de combater o preconceito com o sofrimento psíquico”, destaca a superintendente de Saúde Mental de Resende, Alana Machado.

Campanha promove acolhimento e conscientização sobre saúde mental – ivulgação PMR
Além das ações distribuídas pelo município, a campanha conta com uma programação específica no Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e Outras Drogas (CAPS ad), com oficinas práticas, rodas de conversa, atividades intersetoriais e técnicas de autocuidado. Ao longo do mês, o projeto trabalha os eixos “Autocuidado e Redução de Danos”, entre os dias 19 e 23; “Projeto de Vida e Continuidade do Cuidado”, de 22 a 26; e “Vínculos, Família e Rede”, na semana de encerramento, entre os dias 26 e 30.
A agenda de atividades inclui, no dia 19, uma tenda de acolhimento com profissionais do CAPSi no Hospital de Emergência, no período da tarde. No dia 20, pela manhã, ocorre uma oficina de criação de arte na Oficina Geração de Renda, seguida de uma conversa educativa interativa sobre pequenas atitudes que ajudam a mente, no Serviço Hospitalar de Referência em Saúde Mental da Santa Casa. Ainda no mesmo dia, profissionais do CAPSi realizam uma tenda de acolhimento na UPA 24h.
No dia 21, a programação segue com tenda de acolhimento no Hospital de Emergência, além de rodas de conversa no Ambulatório, com o tema “O valor do autocuidado na saúde mental”, e no CAPS Casa Aberta, abordando o equilíbrio emocional. As atividades continuam no dia 22, com nova roda de conversa no CAPS Casa Aberta e uma prática guiada de relaxamento no Serviço Hospitalar de Referência em Saúde Mental da Santa Casa. Já no dia 23, o PSF de Visconde de Mauá recebe uma roda de conversa com o tema “Pequenos cuidados, grandes impactos na saúde mental”.
O encerramento da campanha ocorre na última semana do mês, com a confecção do Mural do Janeiro Branco, no dia 26, na Santa Casa, e uma ação itinerante no dia 30, no Calçadão do Campos Elíseos, envolvendo usuários e profissionais da Oficina Geração de Renda.