RESENDE
O município pode ser contemplado com uma base do Programa Segurança Presente, desenvolvido pelo governo estadual e que tem o objetivo de promover ações de segurança pública, cidadania e atendimento social. O prefeito Diogo Balieiro Diniz e o deputado estadual, Tande Vieira, estiveram reunidos, nesta semana, com o secretário de Estado de Governo, Bernardo Rossi, onde reforçaram o pedido de trazer programa para a cidade. O encontro aconteceu no a quarta-feira, dia 3, no Palácio da Guanabara, no Rio de Janeiro.
Criado em janeiro de 2014, a Operação Segurança Presente é um modelo de abordagem de proximidade que suplementa a atuação da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. A ação foi inaugurada com a Operação Lapa Presente para complementar o policiamento do 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM), no Centro do Rio, em razão dos números da criminalidade na região. O aumento da sensação de segurança levou os turistas a frequentarem a região boêmia, aquecendo o comércio da região.
De acordo com o Governo do Estado, com o objetivo de promover ações de segurança pública, cidadania e atendimento social, as operações visam um ambiente mais seguro e acolhedor aos moradores, comerciantes e turistas das regiões onde atua. O efetivo é formado por policiais militares, agentes civis (egressos das Forças Armadas) e assistentes sociais que trabalham nos horários de folga e remunerados. O patrulhamento é feito a pé, de bicicleta, de motocicleta e viaturas.
Atualmente, mais de 40 bases foram implantadas no estado. No Sul Fluminense, foi inaugurada em junho do ano passado pelo governador Claudio Castro e o prefeito de Volta Redonda Francisco Neto, a 39ª base da Operação Segurança Presente, que fica na Vila Santa Cecília.
O prefeito Diogo Balieiro Diniz disse que o Segurança Presente é um projeto de qualidade, que tem proporcionado resultado positivos em cidades nas quais é implantado. “Estivemos reunido com o secretário de Governo onde reforçamos a proposta de instalar o Programa em Resende visando melhorar a segurança pública, aumentar o efetivo da Polícia Militar, combater a violência e reduzir índices de criminalidade”, disse Diogo. Ele ainda comentou que esta parceria com o Governo do Estado também contribuirá para o reforço no policiamento na cidade. “A segurança pública é uma atividade de competência do Estado. A chegada do Segurança Presente em áreas centrais da cidade pode liberar parte significativa do efetivo para ações em outros locais. Vale lembrar que todo o policiamento é de rua e a estrutura é do próprio 37º Batalhão de Polícia Militar (BPM). Acreditamos que este pleito será atendido o mais rápido possível pelo Governo do Estado”, complementou.
Ao falar sobre o Segurança Presente, o deputado estadual Tande Vieira destacou o aumento da criminalidade no interior do Estado nos últimos anos. Ele acredita que o Programa em Resende vai contribuir para diminuir os índices de violência. “Temos percebido uma migração de criminosos de outros locais para nossa região, fato que tem gerado aumento dos episódios de violência. O governador Claudio Castro está atento e já começou a reforçar o efetivo do 37º BPM, apesar da dificuldade criada pelo atual regime de recuperação fiscal. A chegada do Segurança Presente em áreas centrais da cidade pode liberar parte significativa do efetivo para ações em outros locais mais significativos da mancha criminal. O projeto vai passar por expansão este ano e vamos trabalhar para que isso aconteça ao longo de 2023”, observa o parlamentar.