RESENDE
Pela primeira vez, Resende celebrará oficialmente o Dia de Iemanjá, divindade das águas, dos oceanos e dos mares, graças à inclusão da data no calendário oficial do município pela Lei 4.358/2024. As comemorações ocorrerão no dia 2 de fevereiro, com homenagens à orixá a partir das 10 horas. O evento começará com um cortejo saindo da Rua das Palmeiras, 362, Cidade Alegria, em direção à Praça Oliveira Botelho, no Centro Histórico.
Organizado pela ialorixá Rosana de Iemanjá, do Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial, o cortejo deve reunir entre 100 e 150 pessoas. Na praça, serão entoadas cantigas de religiões de matriz africana e outras, em razão do sincretismo religioso que associa Iemanjá a Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Resende, além de Nossa Senhora da Glória e Nossa Senhora dos Navegantes.
O cortejo seguirá para o Parque Zumbi, no Centro da cidade, acompanhado pelo Grupo Cultural Pedra Sonora, que apresentará o Maracatu. A programação incluirá apresentações de capoeira com o Mestre Negão e, ao final, oferendas biodegradáveis serão jogadas no rio em homenagem a Iemanjá.
Segundo a conselheira Rosana de Iemanjá, a inclusão da data no calendário oficial representa uma grande vitória contra a discriminação racial e religiosa. “Com essa lei, estamos vencendo a barreira do preconceito. Nossas religiões vêm dos nossos ancestrais que chegaram a esta terra escravizados e se tornaram fundamentais para a história e cultura do país”, afirmou Rosana.