ÍNDIA
Um avião da Air India com 232 passageiros e 12 tripulantes a bordo caiu nesta quinta-feira, 12, pouco depois da decolagem do Aeroporto de Ahmedabad, no estado de Gujarat, na Índia. O voo AI171 tinha destino ao Aeroporto de Gatwick, em Londres.
A aeronave, um Boeing 787 Dreamliner, caiu na área residencial de Meghani Nagar, vizinha ao aeroporto, atingindo um prédio que funcionava como alojamento para profissionais de saúde. Equipes de emergência foram imediatamente mobilizadas, incluindo diversos caminhões de bombeiros e ambulâncias.
Autoridades locais informaram que, neste momento, não há sinais de sobreviventes. Segundo fontes policiais, foram recuperados mais de 100 corpos, muitos carbonizados. A Diretoria-Geral de Aviação Civil da Índia (DGCA) recebeu um sinal de emergência (“mayday”) dos pilotos segundos após a decolagem, mas o contato foi perdido quase em seguida.
Até esta manhã, as operações de resgate se concentravam na retirada de vítimas e prestaram apoio médico aos feridos, além de isolar a região pelo forte risco de incêndio . A DGCA e a Air India iniciaram investigação técnica para apurar as causas do acidente, sendo este o primeiro incidente grave envolvendo um Boeing 787 desde seu início de operação, em 2011.
O voo transportava passageiros de diversas nacionalidades: 169 indianos, 43 britânicos, sete portugueses e um canadense. As embaixadas, governos e organizações internacionais manifestaram pesar, e linhas de apoio foram ativadas para auxiliar familiares.