RESENDE
Acontece nesta terça-feira, 9, em Resende o oitavo encontro do curso Democracia: Direitos e Participação, promovido pelo diretório municipal do Partido dos Trabalhadores (PT). O tema será “A Frente Popular e um projeto democrático para Resende: o que pensa a esquerda?”. Foram convidados partidos, sindicatos, movimentos e coletivos populares da cidade que se identificam com o partido e outros similares. O evento será às 19 horas, na subsede do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil, próximo ao bairro Campos Elíseos.
Esse será o enceramento do curso e serão entregues os certificados de participação. O evento é gratuito e aberto à comunidade. Os encontros do curso Democracia: Direitos e Participação, acontecem desde o dia 2 de abril, com debates sobre políticas públicas previstas na constituição. Gestão democrática, reforma da previdência, direitos dos trabalhadores, participação popular, educação, empoderamento da mulher, combate ao racismo e ao preconceito contra a população LGBT, atuação da juventude, comunidades tradicionais e democratização da mídia foram alguns dos temas debatidos.
Além do PT, foram convidados os partidos PCdoB, PSOL, PDT, PSB, Rede e PV, e também sindicatos, como o Sepe, Associação dos Professores Municipais e movimentos e coletivos como Levante Popular da Juventude, UBM, Nebulosas, Mídia Ninja, entre outros. “Para esse encontro, estamos convidando os partidos, sindicatos, movimentos e coletivos populares, além de cidadãs e cidadãos resendenses que se identificam com a oposição às políticas antipopulares, antinacionais e antidemocráticas do governo Bolsonaro, que tanto prejuízo têm causado ao povo trabalhador brasileiro e ao resendense em particular” explicou a presidente do PT de Resende, professora Odete Amaral.
Para o secretário de formação política do PT, jornalista Álvaro Britto, a iniciativa pretende “abrir o diálogo entre os partidos e movimentos de esquerda da cidade com o objetivo de construir um projeto alternativo que poderá resultar na formação de uma frente de esquerda para a disputa da eleição municipal de 2020”, disse.