BARRA MANSA
Dois projetos de autoria que tratam da defesa dos direitos da mulher foram aprovados pela Câmara de Barra Mansa nessa semana. Um cria a Semana de Conscientização Municipal de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher nas escolas da cidade, de autoria da vereadora Paola Sapede, a Paola da Pizzaria. O outro propõe, de autoria da vereadora Fernanda Carreiro, determina que as escolas municipais incluam noções sobre os direitos das mulheres e temas relacionados à prevenção da violência em seus currículos. Ambos seguem para análise do prefeito Rodrigo Drable para sanção ou veto.
Segundo Paola, o projeto que cria a semana da conscientização, tem o objetivo de apresentar o tema para crianças e adolescentes de Barra Mansa, de forma educativa, para que eles possam ser agentes de transformação dentro de suas residências. “É um projeto muito importante de ser aprovado agora, principalmente porque no próximo mês se comemora o Dia Internacional da Mulher, que na verdade é todo dia. Todos precisamos abraçar esta causa para realizar uma verdadeira mudança na sociedade”, afirmou Paola.
Outro projeto também voltado para ser desenvolvido nas escolas é o que inclui no currículo as noções dos direitos dos temas contra a violência às mulheres. Fernanda Carreiro lembrou que a proposta atende à norma da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, que estabelece a inclusão do tema no currículo escolar. Com a aprovação do projeto, o município de Barra Mansa passa a cumprir corretamente a determinação federal.