BARRA DO PIRAÍ
Barra do Piraí pode receber do Governo do Estado o Título de Cidade do Audiovisual. Um projeto de lei de autoria dos deputados Rodrigo Bacellar (PL) e Munir Neto (PSD), foi aprovado na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). A iniciativa segue para análise do governador Cláudio Castro.
O deputado Munir Neto é também presidente da Frente Parlamentar de Fomento ao Audiovisual. Ele destacou que essa aprovação trará retornos positivos e notoriedade para a cidade, que tem se tornando um polo audiovisual ao longo os anos. “Mais de 30 produções audiovisuais foram atraídas para gravarem em Barra do Piraí ao longo dos anos, gerando uma importante movimentação econômica e grande divulgação da imagem do município na mídia. Tenho certeza que esta lei vai dar ainda mais notoriedade a tantos investimentos feitos pelos governos do município”, destacou.
Barra do Piraí tem desde 2009 o seu polo audiovisual, através do projeto “Luz, Câmera, Educação!”. Diversas oficinas de produção cinematográfica foram levadas para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas e particulares da cidade. Mais de 2,5 mil jovens tiveram a oportunidade de aprender todo o processo de produção de um filme. Com isso, produziram mais de 100 curtas metragens de ficção ao longo dos últimos anos.
No ano seguinte, em 2010, foi criado em Barra do Piraí o Festival Internacional Estudantil de Cinema, que virou o maior evento do gênero no país e alcançou repercussão internacional, levando Barra do Piraí a países como França, Cuba e Itália. Em 2014, foi estabelecida uma parceria internacional com o Giffoni Film Festival, da Itália. Esse festival, que é realizado há mais de meio século, reúne jovens de mais de 50 países diferentes durante dez dias, num intercâmbio cultural. A cidade representa o país desde 2015 no festival.
O município foi ainda o primeiro e único do Brasil a conquistar um Centro Vocacional Tecnológico do Audiovisual pela Faetec, proporcionando cursos profissionalizantes gratuitos de roteirista, estilista, produção, direção de fotografia, edição, sonoplastia e animação 3D. “Um dos principais trabalhos da Frente Parlamentar do Audiovisual é fortalecer o mercado em todo o estado e, principalmente, em nossa Região Sul Fluminense que tem belíssimas paisagens, que podem servir de cenário para produções locais. Além disso, queremos ampliar cursos profissionalizantes gratuitos e estimular novos talentos. Estamos olhando o audiovisual com muito carinho”, concluiu Munir Neto.