Câmara Municipal terá novos vereadores em Itatiaia

0

ITATIAIA

A Câmara Municipal terá novos cinco novo vereadores a partir da próxima segunda-feira, dia 3. O presidente do Legislativo, o vereador Thiago Rodrigues Moreira, o Thiaguinho, convocou nesta semana, os suplentes que vão ocupar as cadeiras no Legislativo deixada pelos vereadores Silvano Rodrigues da Silva, o Vaninho; Imberê Moreira Alves; Eduardo de Almeida Pereira, o Dudu Pereira; Alexandre dos Santos Campos, o Tim Campos e Vander Leite Gomes. Estes vereadores foram afastados dos cargos pela Justiça, durante a terceira fase da Operação Apanthropía deflagrada no dia 15 de setembro, pelo Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado (Gaeco/MPRJ) e pela Promotoria de Justiça Junto ao Juizado Especial Adjunto Criminal de Resende e de Investigação Penal de Resende, Itatiaia, Porto Real e Quatis, com apoio da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ), que culminou na prisão de seis pessoas. Entre os presos, está o vereador e ex-prefeito interino de Itatiaia, Silvano Rodrigues da Silva, o Vaninho. A ação investiga desvio de dinheiro na Prefeitura de Itatiaia.

Para assumir os cargos foram convocados Fabrício de Almeida Pereira, mais conhecido como Fabrício da Mudança (SD), que ocupa a cadeira do Tim Campos; Levi Luiz Silveira (PRTB), que assume a cadeira do Dudu Pereira; Paulo Roberto Fichter Moreira, o enfermeiro Paulo Fichter (PSC) ex-vereador interino no ano de 2021 assumirá a cadeira de Vaninho; Carlos César De Paula, o Sargento De Paula (PRTB), que substitui o vereador Imberê e o ex-vereador, Leonardo De Seixas Carvalho (PP), no lugar do vereador Vander.

No final da manhã desta sexta-feira, dia 30, o suplente a vereador Paulo Fitcher falou sobre a posse na Câmara. “A expectativa para assumir o cargo é muito grande apesar da situação de como estamos assumindo a vaga seja entristecedora para a idade. Venho nessa luta há muito tempo. Fui candidato em 2016 e não consegui. Já em 2020 fiquei como suplente e assumiu em junho de 2021 a primeira vez a cadeira no Legislativo, por seis meses, no lugar do vereador Silvano Rodrigues, que foi prefeito interino de Itatiaia”, disse Fitcher que faz um trabalho na Saúde do município. “Faço um trabalho muito focado para melhorar a Saúde no município, uma vez que eu sou enfermeiro. A nossa proposta mais uma vez é olhar para a Saúde do nosso município, que é um problema em todos os lugares do Brasil e em Itatiaia não é diferente. Mas também quero olhar a Segurança Pública, a Educação e a Assistencia Social. Cuidar da população de Itatiaia, que tem o jargão de minha campanha, ‘Pra cuidar de você’”, ressaltou.

POSSE E NOVOS MEMBROS DA MESA DIRETORA

A posse dos novos vereadores acontece na próxima segunda-feira, dia 3, no Plenário da Câmara Municipal, localizada no Centro da cidade.

De acordo com a Justiça, os novos vereadores ficarão em seus cargos até a decisão do recurso dos parlamentares afastados serem julgados.

No final da manhã desta sexta-feira, os vereadores empossaram os novos membros da Mesa Diretora. A votação aconteceu após a aprovação da Resolução nº 408 que determina, no artigo primeiro, que em caso de afastamento judicial ou administrativo que impeça o exercício das funções de membro da mesa diretora será realizado eleições para o preenchimento provisório da vaga, hipótese em que o eleito permanecerá no mandato até o término do impedimento do titular. Já no parágrafo segundo, a resolução também define que em caso de que o impedimento perdure por 120 dias, será extinto o mandado da mesa diretora do vereador impedido e sendo convocadas eleições. Os novos empossados da mesa diretora são, Bruno Diniz Guimarães (SD), que assume a primeira vice-presidência; Cristian de Carvalho Soares (SD), a segunda vice-presidência e Marcos Vinicius Campos Leal, o Vini do Celular (União Brasil).

OPERAÇÃO APANTHROPÍA

A terceira fase da Operação Apanthropía culminou na prisão de seis pessoas. Entre os presos, está o vereador e ex-prefeito interino de Itatiaia, Silvano Rodrigues da Silva, o Vaninho. A ação investiga desvio de dinheiro na Prefeitura de Itatiaia. A Operação aconteceu nos municípios de Itatiaia; no distrito de Visconde de Mauá, em Resende; Valença; Angra dos Reis e no Rio de Janeiro. A ação investiga desvio de dinheiro na Prefeitura de Itatiaia.

Agentes do Ministério Público cumpriram 41 mandados de busca e apreensão e cinco de prisão contra Clébio Lopes Pereira, mais conhecido como “Jacaré”; Fábio Alves Ramos, ex-chefe de gabinete do ex-prefeito interino de Itatiaia e candidato a deputado estadual; Vaninho; Julio Cesar da Silva Santiago, o “Julinho”; e Édnei da Conceição Cordeiro, ex-secretária de Assistência Social e Direitos Humanos de Itatiaia. O suplente de vereador Geilson de Almeida, conhecido como “Pipia”, foi preso em flagrante. Em sua casa, no Centro da Cidade, foi encontrada uma pistola calibre 22. Contra ele havia um mandado de busca e apreensão.

AFASTAMENTO DE VEREADORES

Em Itatiaia, de acordo com o Ministério Público, também foram cumpridos mandados de busca e apreensão na Câmara Municipal. Ainda foi pedido o afastamento de cinco vereadores. Além de Vaninho; Imberê Moreira Alves (outro ex-prefeito interino afastado do cargo pela mesma operação); Eduardo de Almeida Pereira, o Dudu Pereira; Alexandre dos Santos Campos, o Tim Campos; e Vander Leite Gomes.

Em nota, a Prefeitura de Itatiaia informou que as “investigações da Operação Apanthopria do Ministério Público estão relacionadas a membros do Legislativo Municipal e se referem a fatos anteriores da nova gestão do Executivo, que assumiu a administração em abril deste ano” e que está “tomando medidas cabíveis de apuração interna”. O atual prefeito eleito é Irineu Nogueira.

DENÚNCIA

Segundo narra a denúncia, os 15 denunciados, “agindo de forma consciente e voluntária, em concurso de agentes, previamente ajustados e em unidade de desígnios entre si e com outros criminosos ainda não identificados, incluindo funcionários públicos, promoveram, constituíram, financiaram e integraram, pessoalmente e por interpostas pessoas, organização criminosa, estruturalmente ordenada e caracterizada pela divisão de tarefas, ainda que informalmente, com objetivo de obter, direta ou indiretamente, vantagens de qualquer natureza, mas especialmente financeiras oriundas de lesões ao erário, dentre as quais se destacam os crimes de estelionato contra a administração pública, peculato, concussão, corrupção passiva, corrupção ativa, contratação direta ilegal, fraude em licitação ou contrato, lavagem de dinheiro, dentre outros”.

Ainda segundo a denúncia, as investigações demonstraram que a administração integral do Município de Itatiaia foi “vendida” por seus prefeitos interinos a “investidores” do Rio de Janeiro e região Metropolitana, surgindo a organização criminosa composta por agentes públicos que receberam valores para delegar a gestão do Poder Executivo (prefeitos interinos) e se omitir nas fiscalizações inerentes ao Poder Legislativo (vereadores).

A atividade criminosa desempenhada pela organização, segundo o MPRJ, tem como líderes Clébio, responsável pela idealização do projeto e acerto primário com a administração pública local; Fábio, considerado o braço-direito de Clébio; Imberê e Silvano, os dois últimos na qualidade de Chefes do Poder Executivo em momentos distintos e consecutivos.

Outros integrantes, ocupando posições de controle na atividade pública local, teriam por missão implementar na prática as ações ilícitas capazes de gerar lucro à quadrilha.

Por fim, a denúncia narra que esta mesma organização criminosa possivelmente implementou este mesmo procedimento ilícito em outros municípios, assumindo o seu controle de fato em contrapartida ao pagamento de valores aos gestores oficiais.

Deixe um Comentário