PORTO REAL
Mais uma etapa do programa Olhar Porto Real foi realizada na segunda-feira, dia 2, no Horto Municipal, no Centro da cidade. A iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde que tem como objetivo fornecer óculos gratuitamente a munícipes atendidos pela Rede Municipal de Saúde e que se enquadram nos critérios socioeconômicos estabelecidos pela pasta.
Durante a ação, estavam agendados 100 usuários, mas 81 compareceram e realizaram a escolha da armação dos óculos.
A coordenadora do programa, Daline Côrtes, destacou que a ausência dos beneficiários compromete o andamento do processo. “É importante ressaltar que a abstinência acarreta um atraso significativo no recebimento de óculos“, explicou.

Programa já realizou cerca de mil atendimentos nos últimos dois anos – Fabiano Sabino/PMPR
Segundo Daline, os usuários atendidos nesta etapa devem receber os óculos em até 20 dias úteis. “Após a escolha da armação, as lentes são confeccionadas sob medida pelo laboratório do fornecedor. Os óculos, além de serem fundamentais para a visão, também são um importante acessório para a autoimagem. Poder olhar no espelho e se reconhecer é um dos nossos compromissos com a população”, completou.
O prefeito Alexandre Serfiotis celebrou mais uma etapa do projeto, que já acumula cerca de mil atendimentos nos últimos dois anos. “O Programa Olhar Porto Real tem como missão principal garantir o direito à visão dos nossos munícipes com qualidade, respeitando a individualidade de cada um. A possibilidade de escolher a armação é uma forma de oferecer conforto e também valor estético ao usuário”, ressaltou o chefe do Executivo.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça que o agendamento para o programa é feito pelas unidades básicas, mediante avaliação oftalmológica e análise das condições sociais do paciente.