VASSOURAS
O Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC) teve, este mês, a adesão da Câmara de Vereadores de Vassouras. Coordenado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e pela Controladoria Geral da União (CGU), o programa é voltado aos gestores públicos. Oferece ferramentas de autoavaliação, orientações e treinamentos que permitem, através da plataforma e prevenção, diagnostico a suscetibilidade de corrupção e melhorar os sistemas de prevenção.
O programa é baseado em cinco mecanismos compostos de práticas, normas, documentos e atividades que auxiliam a administração na segurança da tomada de decisões, como prevenção que evita a ocorrência de fraudes, detecção que ajuda a identificar casos suspeitos, tão logo aconteçam, investigação, feita de forma rápida e correta; além de monitoramento que contribui para melhoria constante do sistema e a correção, que pune casos comprovados, alertando que o órgão não tolerará tal comportamento.
É importante ressaltar ainda que, e entre as diretrizes do PNPC estão a de fortalecer as estruturas de combate à corrupção das organizações públicas, induzir à melhoria do perfil dos gestores e manter sob controle a corrupção no país, reduzindo os níveis de fraude no Brasil a patamares similares aos de países desenvolvidos.