BARRA DO PIRAÍ
Por meio de uma parceria entre o Governo Federal e a Secretaria da Mulher de Barra do Piraí, o projeto Mulheres Conectadas chegou ao município nesta quarta-feira,dia 28, A iniciativa oferece curso gratuito de informática para mulheres por meio de um ônibus-escola totalmente equipado. A unidade está estacionada ao lado da Prefeitura.
As aulas tiveram início no dia 28 e seguem acontecendo nas próximas semanas nos períodos da manhã e da tarde, totalizando uma carga horária de 20 horas. As participantes receberam camisa, mochila, material didático, lanche e, ao final do curso, certificado de conclusão. As inscrições continuam abertas e podem ser realizadas presencialmente na sede da Secretaria Municipal da Mulher, localizada na Rua Humberto Martuscello, nº 66, Centro.
O Mulheres Conectadas funciona dentro de um ônibus adaptado, equipado com ar-condicionado, banheiro, internet 5G e computadores individuais, garantindo conforto e estrutura adequada para as atividades. Rômulo Alves, coordenador geral do projeto, destaca que o Mulheres Conectadas “funciona em um espaço confortável e preparado para garantir aprendizado de qualidade”.
Ruth Carvalho, de 50 anos, é moradora da Moqueca e, para ela, “essa é uma ótima oportunidade para todas nós. Com esse curso, nós conseguimos incrementar nosso currículo e evoluir profissionalmente”.
Além disso, a Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos, em parceria com a Casa da Mulher, reservou exclusivamente 20 vagas para as servidoras da prefeitura. Para Luciene Gomes, de 48 anos, servidora da Secretaria de Agricultura, a experiência está sendo muito boa, até porque, mesmo vindo do setor de informática, ela encontrava dificuldades na área.
“Eu estou achando o máximo, porque eu venho desse setor e, às vezes, encontro dificuldades. Ficou tudo muito acessível para nós. Além disso, estou vendo que a equipe é maravilhosa e tenho certeza de que vou aprender muito”, disse.
A Secretaria da Mulher reforçou a importância da iniciativa como mais um campo de trabalho e desenvolvimento profissional para as barrenses.
“O projeto tem tudo para alçar novos horizontes na vida de muitas mulheres. Além de desenvolver habilidades no campo da informática, elas podem evoluir em diversos ramos profissionais, visto que essa é uma disciplina muito requisitada no mercado de trabalho”, declarou Daniella.
A prefeita de Barra do Piraí, Katia Miki, garantiu a continuidade de ações que valorizem as mulheres barrenses.
“Seguiremos avançando e fomentando atividades como essa, que valorizam e garantem a evolução profissional das barrenses. Visitei a unidade nesta manhã e fiquei muito feliz com o sucesso e a animação das participantes. Sem dúvidas, esse é mais um projeto de grande importância que demonstra nosso compromisso com as mulheres de Barra do Piraí”, finalizou a prefeita.


