ANGRA DOS REIS
A Prefeitura de Angra realizou nesta semana o encontro de abertura do programa Minha Oportunidade Pro 2024, promovido pela Secretaria Executiva da Juventude.
O evento aconteceu no Centro Cultural Theophilo Massad e reuniu 200 jovens participantes, acompanhados de seus pais. Durante a cerimônia, os participantes receberam kits especiais contendo uma camisa personalizada, crachá de identificação e uma pasta fornecida pela Firjan Senai, com uma carta de apresentação com informações detalhadas sobre as secretarias em que serão alocados durante o programa e os cursos que irão frequentar, tanto do SenaI quanto do CIEE.
O programa Minha Oportunidade Pro oferece aos participantes uma carga horária semanal de vinte horas ao longo de um ano, divididas entre atividades práticas e teóricas. As atividades serão realizadas tanto nas secretarias da prefeitura quanto nos locais dos cursos do Senai e do CIEE, que serão oferecidos em diferentes bairros de Angra dos Reis.
De acordo com o secretário Executivo da Juventude, William Gama, o momento foi de integração. “Os jovens começaram sua jornada no Programa Minha Oportunidade Pro. Foi um momento importante de disseminação de informações sobre o programa, os cursos que farão e as secretarias em que serão alocados. Além disso, tiveram a oportunidade de se entreter com uma divertida peça de teatro, valorizando a produção cultural feita por jovens da cidade”, cita.
Na última terça-feira, dia 4, os jovens começam a trabalhar meio período nas secretarias da prefeitura e meio período nos cursos do CIEE. Os cursos do Senai terão início no dia 18 de junho. Durante o evento, os participantes também puderam desfrutar de uma peça de teatro divertida, encenada pela companhia Primeiro Ato, e foi servido um lanche para todos.
Sobre o programa
Durante os primeiros seis meses, metade dos alunos participará dos cursos do Senai, enquanto a outra metade seguirá em oficinas oferecidas pelo CIEE. Após esse período, haverá uma inversão dos grupos. As oficinas do CIEE terão foco no desenvolvimento humano e vocacional, além de preparação para o mercado de trabalho. Ao final do programa, os participantes receberão um certificado durante a cerimônia de formatura.
Além da oportunidade de capacitação, os jovens receberão um auxílio financeiro mensal de R$ 600 para gastos com transporte e outras necessidades. Para se candidatar ao programa, é necessário não possuir registros na carteira de trabalho e ser beneficiário de algum programa social do governo.
O programa Minha Oportunidade Pro surge como uma importante iniciativa da Prefeitura de Angra para oferecer oportunidades de capacitação e inserção no mercado de trabalho aos jovens do município, visando o desenvolvimento pessoal e profissional dessa parcela da população.