Programa ‘Calçada Acessível’ realiza capacitação em Itatiaia

0

ITATIAIA

A Secretaria de Planejamento, de Itatiaia, vai realizar nesta segunda-feira, dia 8, das  9h às 12h, e terça-feira, dia 9, da 9h às 17h, no Teatro Municipal Oswaldo Motta,  um workshop de capacitação do Programa Calçada Acessível. Direcionado aos gestores do município que têm relação com o tema, o evento é uma das etapas que antecedem a criação de uma legislação municipal sobre o assunto. Foram convidados para o workshop os conselhos municipais que representam os portadores de necessidades especiais e os idosos da cidade, além de representantes de várias secretarias.

De acordo com o Secretário de Planejamento, Deivid Oliveira, a capacitação faz parte do processo de implementação do Projeto Mobilidade Urbana – Programa ‘Calçada Acessível’ no município, que está sendo desenvolvido em parceria com a Firjan. A iniciativa promove a aplicação de normas de acessibilidade, criação de rotas acessíveis seguras e utilização de tecnologias e pavimentação adequadas, dentre outras ações.

“As oficinas do workshop serão ministradas em duas etapas. Nesta segunda-feira, dia 08 de julho, os servidores participam de aulas práticas e, na terça-feira, 09, acontece a fase teórica. Vão acontecer simulações, que serão importantes para que os gestores possam vivenciar a rotina dos portadores de necessidades especiais. Estamos focados em tornar as calçadas da cidade mais acessíveis para os moradores”, adianta Deivid.

Segundo ele, a Secretaria de Planejamento vai elaborar um manual técnico de calçadas, que servirá de base e orientação da padronização delas para todo o município. O documento vai levar em conta as melhores alternativas para dificuldades que as pessoas enfrentam cotidianamente, com foco na acessibilidade e no planejamento correto dos ambientes públicos, para que sejam cada vez mais seguros para as pessoas. “As ações são parte do planejamento municipal para um Projeto de Lei para Calçada Acessível na cidade”, afirma.

O trabalho no município já foi iniciado, com uma visita a pontos de Penedo, para identificação de locais em que a requalificação do espaço público será necessária, buscando melhorar o fluxo principalmente para pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida. Inicialmente foram percorridos diversos pontos do bairro, com registros fotográficos que irão auxiliar na elaboração de projetos para as calçadas da localidade.

Deixe um Comentário