Professor lança livro apontando filmes de ficção científica que possam ser usados em sala de aula

Por Franciele Aleixo

BARRA MANSA

Filmes de ficção científica a serem utilizados como auxílio no aprendizado em salas de aula. Essa é a proposta do livro ‘ Luz, câmera, ficção e biologia a ciência vai ao cinema’, do professor de Biologia e Química do Colégio Baldomero Barbará, Luiz Fernando Duarte de Figueiredo.

O livro nasceu a partir de uma dissertação de mestrado e, através dele, o professor propõe uma metodologia ativa e investigativa incentivando a utilização de 17 filmes de ficção científica para serem usados pelos professores em sala de aula. “Para cada filme apresento uma proposta detalhada de planejamento já pautado nas habilidades e competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é um livro feito por um professor que está dentro de sala de aula para professores que atuam na educação básica (Ensino Fundamental II e Ensino Médio). É um livro que mostra a importância de se usar filmes de ficção científica para discutir ciência em sala de aula”, explica o professor que leciona para turmas do 6º ano do Ensino Fundamental até a Educação Superior.

Sobre os filmes indicados podem ser citados os filmes: Jurassic Park, Vida, Perdido em Marte, Osmose Jones, etc. Esse filmes foram divididos em 2 temática: 1) Matéria e Energia e 2) Vida, Terra e cosmos.

Mas por que utilizar filmes de ficção científica dentro de sala de aula? De acordo com o professor, essa é uma questão muito interessante que discutida no livro. “Hoje em dia o professor encontra diversas dificuldades para exercer o seu trabalho. Uma grande dificuldade e o desinteresse dos alunos com a disciplina de Biologia”.

A motivação para a escrita desta temática veio do gosto particular do gênero. “Lembro-me de uma experiência na década de 90, eu era pré-adolescente e fui levado pelos meus pais ao cinema para assistir ao filme Jurassick Park. Ver aquelas cenas de cientistas produzindo dinossauros despertou meu interesse pela ciência e me fez fazer biologia alguns anos depois. Eu queria ser como aqueles cientistas do filme e poder fazer ciência. Acredito que da mesma forma que tive minha vocação desperta, muitos alunos, principalmente da rede pública poderão sentir interesse pelas áreas de biologia e química”.

Como comprar

O livro estará disponível em dois formatos: livro físico e em e-book e poderá ser comprado pelo site da editora Appris, pela Amazon, e outras plataformas digitais. O valor do livro será R$ 52 o livro físico ou R$ 23 o e-book. “Eu também terei alguns livros físicos para venda.  “Os professores da região que tiverem interesse poderão comprar diretamente comigo e ter a vantagem de economizar no frete. Poderão combinar comigo em Resende, Barra Mansa (no colégio Baldomero Barbará) ou em Volta Redonda (no colégio João XXIII)”, conclui.

 

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos