RESENDE
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu dois homens por contrabando, descaminho e crime contra a saúde pública no dia 12, quinta-feira, na Rodovia Presidente Dutra, em Resende. A abordagem ocorreu por volta das 10h40min, no km 324, no sentido Rio de Janeiro.
A equipe do Grupo de Patrulhamento Tático da 7ª Delegacia da PRF abordou um veículo VW T-Cross, de cor preta, conduzido por um homem de 51 anos, que tinha como passageiro o filho, de 25. Durante a fiscalização, o motorista informou ser empresário do ramo de futebol e que teria viajado até o interior de São Paulo para reuniões. No entanto, ao longo da abordagem, os ocupantes admitiram que estiveram no Paraná e que atravessaram a fronteira com o Paraguai, onde realizaram compras.
Diante da suspeita de ingresso de mercadorias sem o devido desembaraço aduaneiro, os policiais realizaram buscas nas bagagens e encontraram diversos produtos, entre eles cinco frascos de Durateston Plus Gold (Landerlan), 160 frascos de Tirzepatida T.G 15 (Mounjaro), uma caixa de GHK-Cu Glow, dois aparelhos iPhone 17, perfumes importados e caixas de Tadalafila.
Segundo a PRF, o Durateston Plus Gold e a Tirzepatida da marca T.G estão proibidos de comercialização no Brasil por resoluções da Anvisa. Além disso, parte dos medicamentos necessita de transporte sob refrigeração, o que não foi observado no momento da abordagem, aumentando os riscos à saúde pública.
Após consulta, a equipe estimou que o valor total dos produtos apreendidos seja de aproximadamente R$ 40 mil. O material, o veículo e os dois ocupantes, que não sofreram lesões e não precisaram ser algemados, foram encaminhados à Delegacia da Polícia Federal em Volta Redonda para as medidas legais cabíveis.