BARRA MANSA
Na manhã desta terça-feira, dia 24, foi realizado o Seminário “Rede de Garantia de Direitos das Crianças e Adolescentes” na unidade Sest/Senat, com a participação de diversos órgãos das esferas federal, estadual, municipal e da sociedade civil. Estiveram presentes representantes da PRF, PMERJ, Ministério Público, Prefeitura e Guarda Municipal de Barra Mansa, além de outras unidades do Sest/Senat, empresas de transporte e membros da sociedade civil. Durante o evento, foi apresentado o Projeto Proteção.
O Projeto Proteção, uma iniciativa do Sest/Senat em parceria com a Childhood Brasil, por meio do Programa Na Mão Certa, visa mobilizar e conscientizar trabalhadores do transporte e a sociedade sobre a proteção de crianças e adolescentes contra a exploração sexual.
Durante o seminário, o PRF Florenzano, da Base Descentralizada de Direitos Humanos (BDDH) da 7ª DEL PRF, apresentou o Projeto Mapear da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Desde 2003, a PRF desenvolve esse projeto em todo o Brasil, identificando pontos vulneráveis à exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias federais. A partir dessa análise, são elaborados relatórios bienais sobre os locais com maior risco.
Com esses dados, a PRF implementa ações educativas, preventivas, de inteligência e repressão para combater os exploradores e resgatar crianças e adolescentes em situação de risco. O seminário buscou fortalecer a rede de proteção, unindo forças no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes.