ITATIAIA
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, na tarde de sexta-feira, dia 17, 14 máquinas mineradoras de criptomoedas que estavam sendo transportadas de forma irregular pela Rodovia Presidente Dutra (BR-116), no trecho de Itatiaia. A ocorrência foi registrada por volta das 15 horas, no km 324 da via, sentido Rio de Janeiro, próximo ao pedágio do município.
Durante uma fiscalização de combate ao crime realizada pela equipe Charlie, os agentes abordaram um veículo Nissan Versa Sense MT, com placas de Foz do Iguaçu (PR), conduzido por um homem, de 20 anos, que não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Ao ser questionado sobre o motivo da viagem, o motorista informou que transportava 14 máquinas mineradoras de criptomoedas para uma pessoa residente em Nova Iguaçu (RJ), e que o material havia sido retirado na Ponte da Amizade, em Foz do Iguaçu. No entanto, o condutor não apresentou qualquer documentação fiscal que comprovasse a regularidade da transação.
A Receita Federal foi acionada e confirmou que, caso as máquinas sejam novas, deveriam estar acompanhadas das notas fiscais de importação e comprovantes de recolhimento de impostos. Já se fossem usadas, a importação seria proibida pela legislação aduaneira, uma vez que tais equipamentos são regulados e controlados pelo órgão federal.
Diante das irregularidades, o motorista, o veículo e as máquinas do modelo Antminer KPRO 120 TH foram encaminhados à DIREP (Divisão de Repressão ao Contrabando e Descaminho) da Receita Federal, que dará prosseguimento às investigações sobre a origem e o destino dos equipamentos.