No ano passado, quatro pessoas foram picadas pelo escorpião-amarelo em Porto Real. Em comunicado da prefeitura nessa semana, foi alertado sobre a presença do animal na cidade, que tem um veneno que pode levar a morte, porém, sem nenhum caso de acidente nesse ano no município. A prefeitura solicita cuidados por parte da população e informou que, devido aos casos do ano passado, solicitou apoio do Instituto Vital Brazil para criar planos de ação de prevenção à proliferação de animais peçonhentos para as equipes de saúde e educação.
A subsecretária de Saúde, Ana Carla de Carvalho, tranquilizou a população, após notícia veiculada no final de semana de que a cidade teria infestação de escorpião, como acontece em Búzios. “Gostaria de tranquilizar a todos em relação à presença do escorpião-amarelo em nossa cidade, foram quatros casos de picadas registradas em 2023 e nenhum caso em 2024. Estamos cientes da situação e estamos tomando todas as medidas necessárias para garantir a segurança de nossa população. No entanto, é importante que todos permaneçam vigilantes e adotem medidas de prevenção em suas casas. A colaboração de cada um de vocês é fundamental para evitar acidentes. Vamos trabalhar juntos para manter nossa cidade segura e protegida. Contem com a equipe da Secretaria de Saúde para qualquer orientação ou assistência necessária”, disse.
Sobre planos de ação de prevenção criados pelo Instituto Vital Brazil, a subsecretária informou que foram feitos treinamentos aos agentes das Secretarias Municipais de Educação e Saúde, focado na prevenção e nas ações a serem tomadas em caso de acidente com crianças. “Ressaltamos que a Vigilância Sanitária acompanha as solicitações que são reportadas para controle de possíveis novos focos. Além disso, atuaremos como multiplicadores de conscientização, orientando a população sobre os cuidados necessários para evitar acidentes com o escorpião-amarelo”, informou Ana Carla.
Em caso de picada do escorpião, a Prefeitura de Porto Real orienta que a população deve dirigir-se ao Hospital Municipal São Francisco de Assis. Lá, uma equipe técnica avaliará o estado clínico do paciente e, caso necessário, encaminhará o indivíduo para receber o soro no polo definido pela Secretaria de Estado de Saúde.
MEDIDAS PREVENTIVAS
Segundo a Vigilância Sanitária de Porto Real, para evitar a proliferação do escorpião-amarelo a população pode tomar as seguintes medidas preventivas: Manter jardins e quintais limpos. Evitar o acúmulo de entulhos, folhas secas, lixo doméstico e material de construção nas proximidades das casas. Evitar folhagens densas (plantas ornamentais, trepadeiras, arbusto, bananeiras e outras) junto a paredes e muros das casas. Manter a grama aparada; limpar periodicamente os terrenos baldios vizinhos, pelo menos, numa faixa de um a dois metros junto das casas. Sacudir roupas e sapatos antes de usá-los, pois as aranhas podem se esconder neles e picar ao serem comprimidos contra o corpo; combater a proliferação de insetos, para evitar o aparecimento das aranhas que deles se alimentam; verificar a presença de aranhas em hortifrutigranjeiros. Vedar frestas e buracos em paredes, assoalhos e vãos entre o forro e paredes para impedir o trânsito de aranhas pela residência.
ATENÇÃO NO ESTADO
Em nota enviada pelo Instituto Vital Brazil, foi informado que houve um aumento no aparecimento de escorpiões nos últimos anos em áreas do Estado do Rio de Janeiro, onde não era muito frequente. Segundo o instituto, as razões para isso ainda estão sendo estudadas, mas as mudanças climáticas podem ser apontadas como um dos fatores. “Escorpiões perigosos estão presentes em todas as regiões do estado. O IVB já colaborou no controle destes animais em muitos municípios como Petrópolis, Rio das Flores, São Francisco do Itabapoana, São Gonçalo, Três Rios, Pinheiral, Piraí e Sapucaia”, diz a nota.
Sobre Porto Real, a nota informou que a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) e o Instituto Vital Brazil (IVB) intensificaram esforços de prevenção para controlar o aparecimento de escorpiões na região. Um abrangente plano de ação foi desenvolvido para o município, envolvendo diferentes secretarias e setores.