RESENDE
Várias atividades vão marcar o Dia Mundial da Água celebrado nesta terça-feira, dia 22. A prefeitura, por meio da Agência do Meio Ambiente de Resende (Amar), vai realizar um Mutirão de Limpeza das margens do Rio Paraíba do Sul. Também está programado, o lançamento da placa de acesso rápido por QR Code ao E-Book “20 anos do Parque das Águas”, lançado em 2021 após o tradicional parque completar duas décadas de existência. O evento acontece às 9h30min, em frente à sede da Amar, no Parque das Águas. Fechando o dia, às 18 horas, será promovida a apresentação do show “Dias Melhores” com a Banda da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda aos usuários do Parque das Águas e equipe da Amar.
Realizado em parceria com alunos e professores do Colégio Estadual Doutor João Maia, o mutirão terá início às 9h30min em frente ao Parque das Águas, no bairro Jardim Jalisco. Dois grupos de voluntários sairão em caminhada. Um deles seguirá em direção a Ponte Nilo Peçanha, mais conhecida como Ponte Velha e outro em direção ao bairro Nova Liberdade, realizando a limpeza das margens do Rio Paraíba. O projeto faz parte da Agenda Ambiental Anual do Programa Mobilização, Comunicação e Educação Ambiental da Amar e é executado pelo Centro de Referência em Educação Ambiental de Resende (Crear).
O foco da mobilização em torno da data comemorativa em 2022, de acordo com a Amar, é retomar a reflexão junto aos cidadãos sobre a importância de não jogar lixo nas margens dos corpos hídricos ou em qualquer outro lugar que não seja apropriado. Uma atitude educativa, mas também preventiva para evitar a obstrução de galerias pluviais e enchentes em Resende. “É uma data de suma importância para causar uma reflexão na população. Nossa programação convida a população para uma corrente de preservação e proteção ao meio ambiente. Toda a população está convidada a fazer parte desta união com a Amar. Também teremos mais novidades, com o lançamento ao acesso a um E-book no Parque das Águas e muita música de qualidade no fim do evento”, contou o presidente da Amar, Wilson Moura.