RESENDE
A prefeitura premiou, recentemente, projetos que beneficiam diretamente crianças e adolescentes do município. A solenidade aconteceu na Associação Pestalozzi de Resende, reunindo autoridades municipais, convidados e os sete projetos selecionados de organizações selecionadas por um Edital de Chamamento Público lançado em 2019 que atenderam os critérios estabelecidos e defenderam os direitos de crianças e adolescentes.
O evento, promovido através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, possibilitou a entrega dos certificados aos projetos e também dos cheques simbólicos, que premiam esses projetos. Os recursos são do Fundo Municipal para a Infância e Adolescência de Resende (FMIA) e são arrecadados, sobretudo, de doações de pessoas físicas e jurídicas durante o ano e, em períodos de Ajuste Anual da Declaração de Imposto de Renda.
Atualmente, esses recursos já foram repassados aos projetos, que já estão em andamento no município.
O prefeito Diogo Balieiro Diniz disse que são projetos que realizam um papel muito importante para resguardar os direitos de crianças e adolescentes. Todos eles atenderam uma série de exigências e determinações previstas no edital. “O processo é fundamentado na Lei Federal n.º 13.019/14 e todas as propostas estão em consonância com as políticas públicas municipais. Hoje, é motivo de muita alegria poder fazer parte dessa solenidade e falar sobre os cuidados com nossas crianças e adolescentes, que são muito precisos e recebem todo o carinho e cuidado da gestão municipal”, disse Diogo.
ORGANIZAÇÕES SELECIONADAS
Entre as sete organizações selecionadas estão: Associação de Proteção à Maternidade e à Infância de Resende (Apmir). A associação apresentou o projeto de ampliação de leitos da UTI neonatal. Já a Associação Pestalozzi de Resende apresentou o com o projeto “Nós Também Brincamos”. Enquanto que a Associação Casa da Amizade de Resende teve aprovado o projeto: “Território da Infância”. A Associação Cultural Artemagia foi selecionada com o projeto “Dança & Magia”. Já a Associação Educacional Don Bosco apresentou o projeto “Capacitando Jovens para o Futuro”. Enquanto o Centro Comunitário Educativo Esperança do Futuro teve aprovado o projeto “Crescendo Feliz, Construindo Cidadania” e a Associação Hall da Fama Brasil com o projeto “Jovem Empreendedor Resende”.