Aman encerra Estágio de Operações com cadetes em Quatis na sexta-feira

0

QUATIS

A Seção de Instrução Especial da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) encerra nesta sexta-feira, dia 23, o Estágio de Operações contra Forças Irregulares, destinado aos cadetes do quarto ano de todas as Armas, Quadro e Serviço. Pela terceira vez consecutiva o estágio dos cadetes é realizado em Quatis. A atividade teve início no dia 12 e segundo a Aman, visa preparar o futuro oficial combatente para atuar em ambiente humanizado. A atividade fora do perímetro da Aman possibilita a prática e o aprendizado das técnicas, táticas e procedimentos para a instalação e execução de postos de bloqueio e controle de estradas e vias urbanas; revista de pessoal e veículos; patrulhamento ostensivo de localidades; operações de controle de distúrbios e outras atividades típicas das operações para a garantia da lei e da ordem. O treinamento torna o cadete mais preparado para desempenhar a profissão militar.

Em Quatis os militares utilizam as dependências de cinco imóveis: Estação de Tratamento de Água, galpão próximo ao prédio da prefeitura, estação ferroviária do bairro São Benedito, ginásio poliesportivo do bairro Nossa Senhora do Rosário e os antigos galpões da Companhia Brasileira de Projetos e Obras, na estrada de acesso a São Joaquim – local onde fica concentrado o comando dos exercícios. O treinamento tem a autorização do prefeito Bruno de Souza (MDB), que solicitou em contrapartida do Exército a prestação de serviços na área da saúde para a população. Segundo o governo, a ação de contrapartida estará definida até o dia 26.

O estágio de operações segue em Quatis até o dia 23

Esta é a terceira vez que o treinamento de cadetes da Aman acontece em Quatis no período de um ano. No estágio realizado em novembro passado, os exercícios tiveram a participação de 500 militares. Pela utilização das instalações dos prédios municipais, médicos especialistas do Exército realizaram mais de 200 atendimentos para moradores da cidade. “As parcerias com outras instituições públicas amplia a oferta de serviços aos cidadãos. Há cerca de um ano, ao ser empossado prefeito da Junta Militar de Quatis, eu destaquei que o trabalho conjunto com o Exército seria uma das nossas prioridades”, enfatiza Bruno de Souza.

Devido às atividades dos cadetes a circulação de viaturas, deslocamento das tropas e disparos de tiros de festim é constante no município. Há registro do uso de helicóptero sobrevoando a cidade e exercícios ocorreram no bairro Jardim Independência.

MILITARES DE WEST POINT

Como parte integrante do Plano de Visitas de Militares Estrangeiros ao Brasil (PVMEB), conduzido pelo Estado-Maior do Exército, a Aman recebeu no dia 15 uma comitiva formada por cadetes da Academia Militar dos Estados Unidos, situada na cidade de West Point, no estado de Nova Iorque. Os cadetes dos Estados Unidos conheceram as seções e cursos da Aman e ministraram, ainda, uma palestra para o Corpo de Cadetes da Aman sobre a Academia Militar de West Point. Segundo a Aman, além de estreitar os laços com as Forças Armadas de Nações Amigas, a visita atesta a eficiência em idiomas estrangeiros dos militares brasileiros.

O comandante Costa Neves recepcionou os militares da West Point

Deixe um Comentário