VOLTA REDONDA
A Prefeitura de Volta Redonda está investindo significativamente em segurança, garantindo um reforço policial de mais de 7,7 mil agentes para 2023. Esse aumento contingencial inclui 6.155 guardas municipais e 1.631 policiais distribuídos na 93ª Delegacia de Polícia Civil (DP) e nas ruas por meio do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis) da Polícia Militar. A parceria entre o Poder Público Municipal e o Governo do Estado viabilizou esse acréscimo.
Na 93ª Delegacia de Polícia (DP), houve um reforço de 330 policiais civis, graças à aplicação do Regime Adicional de Serviço (RAS), que remunerou horas extras, promovido pela prefeitura. Nas ruas, o Proeis permitiu a contratação de 1.301 policiais militares durante os dias de folga, somando 6.155 guardas municipais que também participaram do RAS ao longo do ano.
O secretário de Ordem Pública, Luiz Henrique Monteiro Barbosa, destacou que esse aumento na segurança agiliza os registros de ocorrências e fortalece o policiamento ostensivo, contribuindo para evitar práticas delituosas. Ele enfatiza a importância da participação da sociedade na segurança pública.
Além do reforço policial, a prefeitura cedeu funcionários de diversos setores à delegacia e promoveu a capacitação de guardas municipais e policiais militares participantes do Proeis.
Para o ano de 2024, ainda está previsto um aumento, ainda maior, no policiamento, especialmente nas ruas, com a expansão do Sistema de Segurança Integrada para todos os bairros da cidade.
O prefeito Antonio Francisco Neto destacou outros investimentos, como a instalação de 700 câmeras estratégicas, o sucesso do programa “Segurança Presente”, que é realizado em parceria com a Polícia Militar, e iniciativas específicas para idosos e vítimas de violência.