MANGARATIBA
Mangaratiba deu mais um passo decisivo para a construção da Policlínica do Ranchito, unidade de atenção especializada que vai fortalecer a rede municipal de saúde e ampliar o acesso da população a consultas, exames e atendimentos de média complexidade. O projeto foi aprovado pela Caixa Econômica Federal e já conta com Contrato de Repasse e Termo Aditivo.
O investimento, superior a R$ 1,9 milhão, é oriundo de recursos federais do Ministério da Saúde, viabilizados por emenda parlamentar do senador Flávio Bolsonaro, sem exigência de contrapartida financeira do município. O prazo de vigência contratual vai até 1º de julho de 2028, período que abrange todas as etapas do empreendimento, do cumprimento das exigências técnicas e licitatórias à conclusão da obra e prestação de contas final.
Para o prefeito Luiz Claudio Ribeiro, a Policlínica representa um salto de qualidade na assistência à saúde.
“Estamos falando de um equipamento que vai desafogar a rede, reduzir deslocamentos para outros municípios e garantir mais dignidade no atendimento aos moradores de Mangaratiba. É um investimento estruturante, pensado para o presente e para o futuro da cidade”, afirmou.
Além de ampliar a oferta de serviços especializados, a nova Policlínica deve reduzir filas, otimizar encaminhamentos e fortalecer a atenção especializada, criando uma ligação mais eficiente entre as unidades básicas de saúde e os atendimentos de maior complexidade. Com isso, moradores de diferentes distritos de Mangaratiba terão acesso mais rápido e qualificado aos serviços, sem a necessidade de longos deslocamentos