Prefeitura de Itatiaia faz ação no Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Por Cyntia Freitas

ITATIAIA

Para marcar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado nesta quinta-feira, dia 18, a prefeitura realizou uma ação com alunos da Escola Municipal Pedro de Souza Rangel. O prefeito Irineu Nogueira participou da atividade realizada no jardim da sede da prefeitura, no Paço Campo Belo.

A iniciativa da Consultoria Especial de Projetos para a Assistência Social, em parceria com o Espaço das Artes, da Secretaria de Educação teve o objetivo de chamar a atenção para o tema.

Os alunos decoraram o local com flores amarelas e uma boneca em alusão à marca da campanha. “O dia 18 de maio marca uma luta diária da sociedade brasileira: a proteção de nossas crianças e adolescentes contra os crimes de abuso e exploração sexual. “Hoje, vamos estender as ações durante todo o dia, com panfletagem pela cidade, com objetivo de conscientizar o máximo de pessoas. Que possamos estar atentos às nossas crianças. Caso você note algo de diferente, saiba que pode adicionar o disque 100 para acionar a rede de proteção das crianças e adolescentes”, explica a consultora especial de projeto para Assistência Social, Simone Barbosa.

Irineu Nogueira também participou das atividades com os estudantes-Sonita Palmer/PMI

CONSCIENTIZAÇÃO NAS ESCOLAS

Durante todo o mês, o tema vem sendo amplamente abordado nas escolas da rede municipal de Itatiaia. Os orientadores educacionais desempenham um papel fundamental nessas atividades, conduzindo discussões e sessões em grupos com responsabilidade e sensibilidade. Além disso, o tema vem sendo trabalhado nas reuniões escolares com os pais, contando com a participação das assistentes sociais e dos profissionais do Centro de Prevenção e Atendimento ao Educando de Itatiaia (Ceprae-I). O Conselho Tutelar de Itatiaia também está engajado nessa campanha, promovendo a conscientização e a denúncia de casos de abuso. Os profissionais de saúde do Programa Saúde nas Escolas também contribuem, levando informações e orientações sobre a prevenção e o enfrentamento dessa realidade. É uma ação conjunta e integrada, envolvendo diferentes setores da comunidade, visando proteger nossas crianças e adolescentes.

Segundo a coordenadora da Orientação Educacional, Patrícia Maia, apesar do tema ser de difícil abordagem, é de suma importância que ele seja trabalhado com os alunos da rede. “As abordagens são feitas com muito cuidado e respeitando as diferentes faixas etárias. Os profissionais que ministram tais palestras são capacitados e estão atentos a qualquer sinal do aluno”, disse a coordenadora.

DATA

A data foi escolhida em alusão ao crime ocorrido no Espírito Santo, em 1973, que vitimou a menina Araceli Cabrera Crespo, sequestrada, violentada e assassinada aos oito anos de idade. Depois de instituída pela Lei 9.970/00, a data é usada para lembrar que todos temos a responsabilidade de proteger e cuidar das crianças e adolescentes.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos