ITATIAIA
Os Microempreendedores Individuais (MEIs) no município devem ficar atento. Os técnicos da Sala do Empreendedor de Itatiaia informaram que quem é MEI e está fora do Simples por débitos com a Receita Federal tem até esta quarta-feira, dia 31, para regularizar sua situação e pedir o reenquadramento. Eles orientam os empreendedores quanto a formalização de sua atividade, processos de abertura de empresas, regularização e baixa e concessão de alvará e licenciamentos, dentre outros pontos.
De acordo com o chefe da Divisão de Indústria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Marcos Carneiro, os microempreendedores individuais podem consultar pendências no Domicílio Tributário Eletrônico do Simples Nacional (DTE-SN) ou pelo portal e-CAC. Carneiro informa que os microempreendedores individuais pendentes de regularização que foram notificados pela Receita Federal foram excluídos do Simples Nacional desde o dia 1º de janeiro de 2024. “Para tentar regularizar a situação dos MEIs com débitos, viabilizando o reenquadramento deles, o governo federal está buscando facilitar a renegociação dos microempreendedores individuais, das microempresas ou empresas de pequeno porte. É possível obter descontos de até 50% e quitar as pendências em até 60 parcelas. O abatimento vai incidir sobre o valor total da dívida, de acordo com a opção escolhida pelo contribuinte”, informa.
Para participar, destaca Marcos, o MEI precisa ter débitos inscritos há mais de um ano na dívida ativa da União. Através do Portal Regularize o microempreendedor pode fazer uma simulação da renegociação. Caso considere as condições favoráveis, após esta etapa o MEI excluído do regime simplificado de tributação e desenquadrado do Simei que queira retomar ao Sistema de Recolhimento em Valores Fixos Mensais de Tributos do Simples Nacional deverá quitar os débitos. Para solicitar seu reenquadramento deverá clicar primeiro no link “Solicitação de Enquadramento no SIMPLES” e depois na solicitação de “enquadramento no Simei“, utilizando o código de acesso ou certificado digital.
“No caso de quem foi desenquadrado do Simples Nacional por pendência, é fundamental a regularização para poder continuar nesse regime tributário que traz vantagens como imposto unificado e redução dos tributos”, explica Marcos.
Caso o contribuinte desejar atendimento presencial, ele pode se dirigir à Sala do Empreendedor, que está localizada na Praça Mariana Rocha Leão, nº 20, Centro. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. O telefone de contato é (24) 3352 6777, ramal 219, e o whatsapp é (24) 3352-1068.