Prefeito Diogo faz balanço da Administração Municipal nos 220 anos de Resende

0

RESENDE

No próximo dia 29, Resende completa 220 anos de emancipação político-administrativa. O prefeito Diogo Baleiro Diniz (DEM) aproveitou a data e fez um breve balanço do governo. Reeleito com 82,57% dos votos, considerado a mais alta aprovação da história de Resende e a segunda do Estado do Rio de Janeiro, Diogo reafirma o compromisso com a população para o segundo mandato. Apesar da pandemia da Covid-19, ele revela que todo conforto e estrutura fornecidos à população no tratamento ao coronavírus são frutos de uma postura que começou em 2017, quando priorizou a saúde no município. “Na época, assumimos a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) que estava prestes a fechar, recuperamos a Santa Casa e investimos muito no Hospital Municipal de Emergência Henrique Sérgio Gregori. É natural que um sistema fortalecido, quando enfrenta situações totalmente imprevistas como essa da pandemia, consiga se manter firme, sem entrar em colapso como aconteceu em muitas cidades. Resende foi um dos poucos municípios que nunca ficou sem leito nas unidades de saúde, durante os picos da pandemia”, explica o chefe do Executivo, acrescentando que os primeiros meses foram de muito diálogo com as frentes municipais da saúde, em especial com o secretário municipal de Saúde, Alexandre Vieira, o Tande, para que tomar as melhores decisões.

Vacinação contra Covid-19 em Resende – Foto: Carina Rocha PMR

Foto: Carina Rocha PMR

 

 

 

 

 

 

O prefeito lembrou que quando as vacinas contra a Covid-19 começaram a chegar, o município já tinha adquirido novas câmaras frias para conservação de imunizantes em todos 32 postos de saúde e, agora agosto, Centro Municipal de Imunização recebeu mais seis desses equipamentos. “Resende se destacou sendo o primeiro município da região a começar a campanha de vacinação, um dos primeiros do país a vacinar todos os profissionais de educação e a voltar com as aulas de forma híbrida, ainda em fevereiro. Em agosto, retomamos 100% as aulas presenciais, com todos os profissionais com o esquema vacinal completo. Também fomos um dos primeiros a vacinar adolescentes e a começar a aplicar a dose de reforço (terceira dose). Hoje alcançamos um alto percentual de vacinados em virtude da mobilização e do trabalho incessante, mas continuamos debatemos a situação e atentos a qualquer mudança. Olhamos para trás e vemos transparência, decisões acertadas e investimentos corretos”, afirmou.

Inauguração do Hospital Veterinário – Foto: Divulgação

Ecoparque Resende – Foto: Raimundo Brasil PMR

 

 

 

 

 

 

DANDO SEQUÊNCIA

Diogo ainda disse que mesmo diante da pandemia, segue dando sequência na administração do município. “Claro que a pandemia deixou fortes cicatrizes, mas, aos poucos, as vagas de emprego voltam a crescer. Resende aparece mensalmente no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) como uma das cidades que mais geram emprego no Estado e as melhorias na infraestrutura da cidade e nos prédios públicos seguem fortes”, comentou Diniz, citando como exemplo, a construção da Quarta Ponte da cidade e a duplicação do viaduto sobre a linha férrea, na Barra III. O prefeito completou que obras muito aguardadas estão se tornando realidade, como os oito quilômetros da Surubi-Bulhões, pavimentação do Jardim do Sol, a construção do Hospital Veterinário, recuperação das dezenas espaços públicos através do Programa Revitaliza Resende. Foram entregues ainda 21 unidades educacionais na primeira gestão do prefeito, construídas ou completamente revitalizadas, e só neste ano, mais seis já foram entregues e outras 13 estão em obras. No esporte, o município ganhou um novo Centro Esportivo, o segundo implantado por essa administração.

O prefeito destaca também o anúncio feito pela Secretaria Municipal de Administração para a implantação de um sistema moderno de gestão de frota, que foi quase completamente renovada com a compra de veículos de todos os tipos, porte e funções. Ele ressalta a execução de obras importantes para a população. “Já concluímos a primeira etapa do Ecoparque; estamos reformando a fonte da Garganta do Registro, um importante ponto turístico e finalizando o Parque do Zumbi. Também começamos a duplicação da estrada Resende X Riachuelo, uma importante via, com alto fluxo de veículos. Além disso, estamos construindo novas unidades habitacionais. Tudo nesses noves meses de governo”, salienta.

Diversas escolas foram revitalizadas – Foto Raimundo Brasil PMR

A área da Saúde, também tem recebido grandes investimentos do Executivo. Segundo Diogo, tais investimentos resgataram a dignidade dos funcionários e pacientes que utilizam a saúde pública. “Hoje, somos considerados a melhor saúde básica do Estado e a oitava melhor de país. Mas quando assumimos em 2017, a UPA estava prestes a fechar as portas e com muitas dívidas. Hoje, ela oferece um serviço de qualidade e gastando menos. A Santa Casa de Resende faz parte da nossa história, mas quando assumimos, o estado dela era precário e, já municipalizada, só me diziam que a única solução era fechá-la. Em vez disso, decidi investir. Investimos na estrutura, nos profissionais, em novos equipamentos e serviços. No passado, ser internado na Santa Casa causava pânico, hoje, as pessoas querem ir para lá. O Hospital Municipal de Emergência Henrique Sérgio Gregori também recebeu investimento em todas as áreas”, disse Diniz, acrescentando que o município recebeu mais de R$ 4 milhões em investimento do Governo do Estado por atingir a nota máxima em avaliação da Atenção Primária à Saúde.

Melhorias na Santa Casa – Foto: Carina Rocha PMR

Novos equipamentos no Hospital de Emergência – Foto: Divulgação

 

 

 

 

 

 

Ainda na saúde, foram equipadas as unidades, os postos de saúde de Visconde de Mauá e de Engenheiro Passos passaram a funcionar 24 horas e uma base do SAMU foi implantada em Engenheiro Passos. Fora a construção do Hospital Veterinário, o primeiro e único público do Estado do Estado.

OUTRAS OBRAS

Dentre as obras que estão prestes a acontecer, o prefeito ainda citou a construção da quarta ponte da cidade (Ponte da Barra) sobre o Rio Paraíba e as obras de duplicação do viaduto sobre a linha férrea, no bairro Fazenda da Barra III. Em andamento ainda estão a construção de 64 apartamentos populares na

Baixada Olaria e 400 outras unidades estão sendo licitadas.

Uma importante obra que começou este mês é a duplicação do Trecho 2, da Estrada Resende X Riachuelo, que vai da entrada do bairro Cidade Alegria até o Acesso Oeste. Também há obras de drenagem acontecendo no distrito de Engenheiro Passos, bem como a recuperação do importante ponto turístico a garganta do Registro, no distrito. O prefeito cita ainda as obras de melhorias no Centro de Controle de Zoonoses e a Santa Casa, além da revitalização de praças, escolas, postos de saúde, quadras e ginásios. “Também estamos trabalhando para em breve anunciar o início da implantação da nova Clínica do Câncer, da ampliação do Hospital Veterinário, da reforma da Praça da Matriz e da construção de uma nova área de lazer em Visconde de Mauá”, comenta.

DESENVOLVIMENTO

A implantação de novas empresas em Resende visando a geração de novos empregos também é prioridade do prefeito. Ele recorda que antes da pandemia, Resende estava no seleto grupo de cidades como melhores destinos para fazer negócios no país, ocupando a 26ª colocação. “Mesmo com a pandemia, estamos conseguindo atrair novas empresas e, muitas existentes, como a Volkswagen e a Nissan, aumentaram em bilhões os investimentos em Resende. Tivemos, recentemente, a chegada da Havan, que gerou cerca de 250 empregos diretos, sem contar os indiretos. Há um mês, ganhamos uma nova filial da Magazine Luiza, com 35 novos empregos diretos, grande parte captados pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine) da prefeitura, que cedeu um espaço da sede para a realização das entrevistas. Em breve, virá a Pernambucanas”, destaca Diogo, lembrando parcerias com o setor privado que geraram cursos de capacitação e aprimoramento profissional gratuitos. “Sabendo que há muito o que fazer, mas trabalhamos para que Resende continue sendo um dos melhores destinos para investir. Vamos continuar atraindo mais novidades e gerando empregos para a população”, avalia.