RESENDE
O prefeito de Resende, Diogo Balieiro, assinou esta semana o Plano Municipal de Desenvolvimento (PMD), aprovando as ações definidas que serão desenvolvidas ao longo do programa no município. A aprovação do PMD faz parte das metas do Programa Cidades Empreendedoras Ciclo 2018/19, desenvolvido pelo Sebrae-RJ em Resende. Como parte das ações do Cidades Empreendedoras em Resende, o Sebrae-RJ promoveu o curso AD em Ação, voltado para os Agentes de Desenvolvimento do município e técnicos da prefeitura. Além disso, serão iniciadas as consultorias temáticas com os Núcleos Executivos Operacionais (NEOs) onde cada grupo, orientado por um consultor especialista, vai desenvolver as ações previstas no PMD.
Em formato de game, o programa é uma disputa entre os municípios que estarão competindo em tempo real. Ao final do programa, cada um será classificado por seu desempenho. Todas as informações, painéis e relatórios estarão disponíveis em uma ferramenta virtual para consulta. Com quase 220 mil habitantes, o município conta hoje com cerca de 2.300 microempresas e empresas de pequeno porte e 5.183 mil MEIs, que já equivalem a 64% dos negócios da cidade. Também participam desta edição do Programa, os municípios de Bom Jesus do Itabapoana, Bom Jardim, Paty do Alferes, Paraty, Queimados, São José do Vale do Rio Preto, São Gonçalo, São João da Barra, São João de Meriti e Saquarema.
O programa tem como foco o engajamento da gestão pública e lideranças locais na melhoria do ambiente empresarial e na promoção de políticas públicas favoráveis às micro e pequenas empresas. O Comitê Gestor, formado por secretários municipais de governo, fazenda, administração, planejamento, saúde, meio ambiente, educação, agentes de desenvolvimento, procuradoria, controle interno, além de lideranças empresariais, representantes do legislativo local e equipe do Sebrae-RJ, se reunirá mensalmente para deliberação e aprovação das ações a serem implantadas para atendimento às metas do programa.
CICLO 2017-2018
No ciclo 2017/18, o município de Nova Friburgo ganhou o game, seguido de Petrópolis, em segundo lugar, e Volta Redonda, em terceiro. Entre as conquistas deste ciclo, cerca de 90% dos municípios participantes passaram a emitir alvarás para licenciamento empresarial online e integrado com os demais órgãos do estado e do governo federal envolvidos no registro empresarial; parte deles implantou a metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) capaz de disseminar o empreendedorismo nas escolas, despertando a temática entre alunos e professores; e aumentaram o percentual das compras governamentais com micro e pequenos fornecedores.
Além disso, o Programa Cidades Empreendedoras mobilizou diretamente mais de 300 gestores públicos dos municípios de Angra dos Reis, Campos dos Goytacazes, Duque de Caxias, Itaperuna, Niterói, Nova Iguaçu, Nova Friburgo, Petrópolis, São Pedro da Aldeia, Três Rios e Volta Redonda.