PINHEIRAL
O prefeito de Pinheiral, Luciano Muniz, reuniu-se na segunda-feira, 13, com o comandante do 28º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Moisés Pinheiro Sardemberg, para tratar de estratégias de segurança pública no município. O encontro contou também com a presença do PM Marinho, do secretário de Governo, Vagner Soares, e de Anderson Costa Alonso, responsável pela nova Secretaria de Ordem Pública, Defesa Civil e Fiscalização, criada para integrar políticas de segurança na cidade.
Durante a reunião, foi anunciada a modernização das câmeras de vigilância de Pinheiral, que passarão a contar com tecnologia de reconhecimento facial. A cidade já dispõe de 29 equipamentos instalados em áreas estratégicas, como os acessos ao município e proximidades de agências bancárias e centros comerciais. As imagens são monitoradas 24 horas, em parceria com as polícias Civil e Militar, garantindo respostas rápidas em casos de emergência.
“A modernização do sistema de vigilância é um compromisso do nosso governo para aumentar a segurança e proporcionar mais tranquilidade aos moradores de Pinheiral. Estamos avançando e, em breve, também ampliaremos o número de câmeras em operação”, afirmou o prefeito Luciano Muniz.
Os equipamentos de monitoramento têm suporte de policiais militares que operam uma central equipada com tecnologia que inclui TV de 43 polegadas e computadores. Esse sistema permite o acionamento imediato de viaturas para atender ocorrências como furtos e roubos.
Outro ponto destacado foi o patrulhamento realizado por policiais do Programa Estadual de Integração na Segurança (PROEIS), ativo no município desde 2022, fruto de uma parceria com o Governo do Estado. O programa tem contribuído para reforçar a sensação de segurança na cidade.
Ao final da reunião, o prefeito reforçou que a segurança pública segue como prioridade. “Estamos investindo em tecnologia e parcerias para tornar Pinheiral uma cidade mais segura. O reconhecimento facial é apenas o início de um trabalho que busca oferecer mais tranquilidade e qualidade de vida para todos”, concluiu Luciano Muniz.