VOLTA REDONDA
Teve início nesta quarta-feira, dia 7, e seguem até o dia 14 de fevereiro, as inscrições para o Pré-vestibular Cidadão 2024 do Movimento Ética na Política (MEP), de Volta Redonda. Ao todo estão sendo disponibilizadas 60 vagas para este ano, sendo 40 vagas para o polo Niterói e 20 vagas para o polo Retiro. Das vagas para cada polo, 50% são reservadas para os candidatos que cursam o 3º ano do Ensino Médio e os outros 50% para quem já concluiu.
De acordo com a professora Joan Myrrha, responsável pelas inscrições, o candidato na pré-inscrição manifesta em que polo deseja estudar, considerando a área de abrangência de sua residência. “Não serão admitidas escolhas a critério do candidato, salvo se justificadamente comprovado, e avaliado pela direção”, explicou.
Conforme ressalta o edital publicado na página do Movimento, https://inscricaopvc.mepvr.com.br/, o Pré-Vestibular Cidadão do MEP tem como objetivo oferecer um complemento à educação básica de nível médio para jovens e adultos, em especial aos menos favorecidos. Na linha cívico-humanitária busca capacitar os estudantes para acessarem às universidades em igualdade de condições com estudantes de outras instituições.
O programa de educação popular, criado em abril de 2000 está na 25ª edição e cerca de 800 pessoas já acessaram as universidades públicas e particulares com a ajuda dos professores voluntários engajados no programa.
Confirmação das inscrições somente presencial
Nos dias 15 e 16 de fevereiro, das 16h às 19h30, os candidatos pré- inscritos deverão comparecer aos polos Niterói (Anexo à Igreja Santo Antônio) ou Retiro (Sede da Sociedade São Vicente de Paulo), local de suas opções, com os documentos em cópias para efetivar a inscrição. Devem levar a ficha de inscrição impressa e preenchida corretamente; duas fotos 3×4; comprovante de regularidade de matrícula na instituição de ensino ou diploma/histórico do ensino médio, caso o candidato já tenha concluído; cópia do comprovante de residência; cópia do documento de identidade; se menor de 18 anos, cópia do documento de identidade do responsável legal; cópia do comprovante de vacinação contra a COVID-19. Se o candidato for menor de 18 anos, a presença do responsável é indispensável no ato da ratificação de inscrição. A pessoa que não fez a pré-inscrição (online) poderá se inscrever nos dias, 15 ou 16 de fevereiro.