Associação Pestalozzi Resende comemora o Dia Mundial da Síndrome de Down

0

RESENDE

Nesta quarta-feira, dia 21 de março, comemora-se o Dia Mundial da Síndrome de Down. A data será celebrada em Resende com evento na Casa da Amizade, de Resende, situada na Rua Paul Harris, no Centro – atrás do terminal rodoviário. A atividade promovida pela Associação Pestalozzi de Resende e a Secretaria Municipal de Educação será realizada entre 8 horas e 12 horas, com um ciclo de palestras. O evento é dirigido às pessoas com síndrome de down, seus familiares, profissionais que atuam na área e também à comunidade em geral.

A Associação Pestalozzi de Resende assiste 32 pessoas com síndrome de down. Além das palestras, haverá a apresentação de trabalhos dos alunos da Pestalozzi de Resende. A primeira palestra terá como tema “A inclusão da pessoa com síndrome de down no ensino superior”, ministrada pela palestrante Flávia Carvalho, portadora da síndrome de down e aluna no curso de Pedagogia da Universidade de Barra Mansa (UBM). Em seguida haverá debate sobre o tema com a participação de Márcia Beatriz Alves, supervisora do Núcleo de Acessibilidade da UBM, e de Edméia Carvalho, coordenadora da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Quatis.

A síndrome de down é genética, se caracteriza pela alteração nos cromossomas do indivíduo, acarretando um atraso neuropsicomotor e relativa deficiência intelectual.

ENTIDADE

A Associação Pestalozzi de Resende entidade filantrópica fundada em 22 de agosto de 1969 tem por fins o estudo, a assistência, o tratamento e a educação de crianças e adolescentes e adultos que necessitam de assistência, psicopedagógica, médica, odontológica e de reabilitação. A entidade não remunera os membros de sua Diretoria, dos seus conselhos Fiscal, Administrativo e Consultivo e do grupo de apoio voluntário, pelo exercício específico de suas funções, aplicando integralmente suas rendas, recursos e eventuais resultados operacionais na manutenção e desenvolvimento dos objetivos da instituição.

Inicialmente suas atividades foram desenvolvidas em vários locais, principalmente, na Casa da Amizade, numa casa situada a Praça Coelho Gomes e também na Igreja do Rosário. Seu atual prédio, a Escola Edouard Michelin, na Rua Coronel Rocha Santos, nº 656, no Jardim Brasília II, foi doado a Prefeitura de Resende, em 1984, pela Companhia de Pneumáticos Michelin Indústria e Comércio, para usufruto da Associação Pestalozzi. O nome da escola é homenagem ao Dr. Edouard Michelin, valorizando seu ato humanitário e contínuo com a instituição. A principal missão é promover a educação, o tratamento e a inclusão social de pessoas com deficiência. Prestar atendimentos para pessoas com deficiência intelectual, paralisia cerebral e Síndrome de Down.

AEDB concede bolsa de estudo integral aos melhores alunos

O estudante aplicado que conseguir se destacar com a melhor média em todos os anos de seu curso nas Faculdades Dom Bosco – mantidas pela Associação Educacional Dom Bosco (AEDB) – vai se graduar sem pagar mensalidade.

A AEDB premiou os melhores alunos com bolsas de estudo

Por meio do Prêmio Antonio Esteves, premiação promovida anualmente para incentivar a dedicação aos estudos e valorizar o mérito intelectual de seus alunos, a AEDB concede bolsa de estudo integral para o ano seguinte, aos primeiros classificados no ano anterior, em função de seus coeficientes de rendimento. Os premiados que estão se formando ganham bolsa para fazer um curso de pós-graduação na AEDB no ano seguinte.

Na segunda-feira, dia 19, houve a entrega do 26º Prêmio Antonio Esteves a 47 alunos da AEDB que tiveram a maior média anual em 2017, em cada série dos 18 cursos de graduação das Faculdades Dom Bosco. “Esta premiação contempla aquele universitário que, além de ser um estudante aplicado, participa ativamente da vida acadêmica, com espírito de liderança, sendo um elemento aglutinador em sua turma”, comentou o vice-presidente da AEDB, Professor Antonio Carlos Esteves. A solenidade no auditório da AEDB contou com a presença da direção das Faculdades Dom Bosco, além dos coordenadores dos cursos de graduação, professores convidados, familiares e amigos dos alunos premiados.