QUATIS
Nas eleições deste ano em Quatis para a prefeitura, quatro nomes foram colocados como pré-candidatos. Além do atual prefeito Aluísio d’Elias, o vice-prefeito Vitinho, o ex-prefeito Bruno da Padaria e Otávio Conde, o Binho. Este último desistiu para apoiar a pré-candidatura de Paulo Vitor Silva, o Vitinho. O anúncio foi feito nesta semana nas redes sociais, com a presença do pré-candidato a prefeito de Resende, o deputado estadual Tande Vieira.
Binho é do PRTB e já tinha até lançado sua pré-candidatura. Vitinho está no MDB. Tande disse que essa é uma parceria consolidada em Quatis e também em Resende, onde é pré-candidato a prefeito. Já Vitinho agradeceu a Binho por apoiar este projeto em prol de Quatis. “É uma parceria com os moradores para desenvolver a cidade. Na vida e na política, vivemos de parcerias para o bem comum”, apontou.
Binho disse que sua decisão foi pensada para trabalhar por um futuro melhor para a cidade.
ESCOLHA DO VICE
Este fechamento não significa que se estenderá à composição da chapa majoritária. Vitinho disse que as discussões para a escolha do vice-prefeito continuam. Além do MDB, conta com os partidos União Brasil, Avante, Agir e agora o PRTB. “Estamos em algumas articulações políticas até a data da convenção, que ainda não foi marcada”, disse o pré-candidato a prefeito.
Atualmente, Vitinho é vice-prefeito de Aluísio d’Elias. Houve um rompimento no ano passado. “Não concordo com muitas atitudes dele referentes ao governo, sobre as prioridades da cidade e no tratamento que dá aos moradores e servidores. Quero fazer muito pela cidade de Quatis, principalmente na área da saúde e emprego”, destacou.
No atual governo, por três anos, Vitinho foi secretário de Assistência Social. Ele mencionou que nesse período muitas realizações foram feitas, como a reforma do Cras Dona Julia, a construção de 100 unidades habitacionais que estão paralisadas, supostamente por ação do governo. Ele também mencionou a reforma do Cras Maria de Lurdes, a reintrodução do Cras nos distritos a cada 15 dias, e o aumento de beneficiários de programas do governo federal, que passou de 680 para 1,4 mil pessoas recebendo algum auxílio financeiro.
Ele também citou um levantamento preocupante que fez na cidade. Cerca de quatro mil pessoas estão vivendo na linha da pobreza, sem emprego e sem formação profissional. “Temos uma população de 14,5 mil pessoas. É um dado muito preocupante. Com as informações que levantei, levei ao prefeito e informei que deveria ser feito um trabalho para a captação de cursos alinhados com as necessidades da região. Na cidade, não há empregos, apenas na prefeitura e no comércio”, apontou o pré-candidato, que já foi vereador por um mandato e presidente da câmara.
Segundo Vitinho, se eleito, trabalhará em duas frentes: saúde e emprego. O pré-candidato mencionou que não é contra a construção de um hospital municipal, mas acredita que o governo atual deveria ter trabalhado em conjunto com o hospital existente, o São Lucas, para garantir um atendimento de qualidade à população e depois buscar formas de estabelecer um hospital próprio. “Penso que é fundamental estabelecer um convênio com Resende para o atendimento de alta complexidade no Hospital de Emergência, além de colaborar com o hospital de Quatis. Não podemos deixar a população desassistida como está. Afinal, o hospital municipal não terá CTI nem centro cirúrgico, enquanto o São Lucas já possui esses recursos”, apontou Vitinho.
Na área de emprego e renda, planeja fomentar cursos na cidade voltados para empresas próximas. Além disso, destaca a importância de a prefeitura articular com essas empresas para garantir vagas para os moradores, além de oferecer um auxílio para cobrir 30% a 50% do custo das passagens de ônibus.