>

Pré-candidato a prefeito de Itatiaia aposta em chapa puro sangue para evitar jogos políticos

Por Andre

ITATIAIA

O pré-candidato a prefeito de Itatiaia, Izael Bernardes, do Democracia Cristã, disputará ao cargo do Executivo pela primeira vez nas eleições 2020. Segundo ele, para evitar jogos políticos, a chapa lançará chapa puro sangue, com o pré-candidato a vice-prefeito, Alexandre de Medeiros.  Izael já foi candidato a vereador em 2012 e agora decidiu tentar de novo apostando na liderança da prefeitura para poder renovar o município.

De acordo com Izael, Itatiaia é uma cidade extremamente rica e as coisas não estão acontecendo como deveriam. “Nós percebemos que tem muitos grupos que se juntam para disputar eleição e fazem projetos para essas disputas, mas não fazem coisas pensando no município e na população. O maior problema é que estão fatiando a cidade. Por isso estamos vindo juntos para formar nessa linha de independência”, afirmou.

Para Alexandre de Medeiros, a vantagem da chapa puro sangue é que o único compromisso será com o cidadão. Ele citou que tem a intenção de diminuir as secretarias. “Queremos ‘remancipar’ a cidade, tanto de forma política, quanto administrativa, com pessoas novas que farão o que precisa ser feito para Itatiaia crescer, trazendo novas oportunidades”, expôs.

O pré-candidato a prefeito ainda completou que Itatiaia possui 20 secretarias e, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) tem cerca de 29 mil pessoas. “É muita secretaria. Um exemplo simples é a cidade do Rio de Janeiro, que com seis mil pessoas tem apenas 18 secretarias. A secretaria é algo que gera gastos, cada secretário ganha um salário alto. São despesas muitas vezes desnecessárias”, explicou.

Saúde e educação

Izael destaca que a educação é o pilar de tudo e que foi através dela que conseguiu chegar mais longe. “Eu era porteiro da Prefeitura de Itatiaia em 2001, atualmente tenho formação em Direito e graças a Deus tive a oportunidade de estudar. Por isso, a primeira coisa que acredito que temos que organizar é a educação”, disse, exemplificando a violência como uma das consequências para a falta da educação correta. “Itatiaia atualmente está dividida por facções. Do lado do Parque Nacional tem o Comando Vermelho e do outro lado é o Terceiro Comando. A violência está cada vez mais chegando na porta do cidadão. Com uma educação adequada podemos tirar as crianças da rua e dar a oportunidade de um futuro diferente”, ratificou citando a intenção de implantar o ensino integral.

Pretende ainda criar o Projeto Itatiaia Literária, que consiste na Lei Federal 13.696/2018, como estratégia para promover o livro, a leitura, a escrita.

Para a saúde, o pré-candidato cita que é necessário investimentos. “Resende apresenta um sistema de saúde melhor que Itatiaia e muitos munícipes vão para a cidade vizinha buscar atendimento. Por isso queremos nos especializar, mantendo serviços bons, mas especializando em outros, como pediatria e saúde da mulher”, informou Izael.

TURISMO e cultura

Outro ponto destacado foi a falta de investimento na cultura de Itatiaia e um turismo mal distribuído. Para o pré-candidato a vice, Alexandre, a cidade tem um grande potencial turístico, contudo não é explorado da forma correta. “Itatiaia se vende como Penedo, na verdade, é como se o bairro fosse outra cidade e não é só esse ponto turístico que temos. Se procurarmos potencializar o turismo mais amplo podemos ampliá-lo para além de Penedo, resolvendo alguns problemas e potencializando a cidade”, afirmou.

Ele citou que existe atualmente a complicação com os ônibus em Penedo.  De acordo com Alexandre, em um final de semana entravam 150 ônibus, o que dava problema. Mas depois passou para ser apenas 20. “Perdemos quatro mil turistas com isso. Mas se for explorado outros pontos, como, por exemplo, o Parque Natural, implantando outros atrativos, podemos distribuir esses turistas”, ratificou Izael, citando a intenção de criar um calendário cultural. “Fazer um grande evento de dois em dois meses, para movimentar a cidade, dar incentivo aos escritores, aos artesãos, enfim a cultura, pode abrir os horizontes da nossa cidade”, finalizou o pré-candidato a prefeito.

Centralizar Anúncio

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos