RESENDE/RIO DE JANEIRO
A Polícia Civil prendeu, na manhã desta quinta-feira, dia 7, um homem, de 45 anos, foragido da Justiça há mais de quatro anos e com 16 anotações por crimes de violência doméstica. A prisão ocorreu durante a Operação Shamar, uma mobilização nacional contra a violência doméstica e o feminicídio, coordenada pelo Governo Federal.
De acordo com informações da 89ª Delegacia de Polícia (DP), a ação foi coordenada pelo delegado titular, Michel Floroschk, que destacou o trabalho do Núcleo de Atendimento à Mulher. O suspeito foi localizado no bairro Vila Vicentina após investigações que revelaram seu paradeiro, anteriormente incerto. “Contra ele havia um mandado de prisão preventiva expedido pela Comarca de Resende. O preso é autor contumaz na prática de crimes contra a mulher, com histórico de estupro de vulnerável, ameaça, lesão corporal e tentativa de feminicídio”, afirmou Floroschk.

Homem, de 45 anos, estava foragido há quatro anos – Divulgação Polícia Civil
O delegado destacou a importância da colaboração da população. “A Polícia Civil reforça seu compromisso com a segurança da população de Resende e solicita o apoio da sociedade para fortalecer o combate à criminalidade, especialmente em casos de violência de gênero”, ressaltou Michel.
Operação Shamar mobiliza forças em todo o país
Lançada no início de agosto, a Operação Shamar é uma das maiores ações de enfrentamento à violência contra a mulher no Brasil. Mais de 50 mil agentes de segurança pública estão envolvidos em cerca de dois mil municípios. A operação segue até o dia 4 de setembro.
Segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, a ação tem como objetivo intensificar o atendimento às vítimas, o cumprimento de medidas protetivas de urgência e de mandados de prisão.
O nome da operação, “Shamar”, é derivado do hebraico e significa “cuidar, guardar, proteger, vigiar e zelar”. A mobilização acontece tradicionalmente em agosto, em alusão ao aniversário da Lei Maria da Penha, que neste ano completa 19 anos.
94 criminosos foram presos por cumprimento de mandados de prisão em todo o Estado do Rio. E
Polícia Civil prende mais de 94 criminosos
Policiais civis de delegacias de todo o estado do Rio de Janeiro já capturaram mais de 94 autores de violência contra a mulher até o final desta quinta-feira. A operação, que começou no dia 1º de agosto, registrou 137 prisões efetuadas pela Polícia Civil e pela Polícia Militar até esta quarta, dia 6.
No Rio de Janeiro, o trabalho é coordenado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). “Datas como essa são fundamentais para dar visibilidade ao tema. A violência contra a mulher não é apenas algo que diz respeito ao casal, esse enfrentamento deve ser feito por toda a sociedade”, explica a diretora do Departamento-Geral de Polícia de Atendimento à Mulher (DGPAM), delegada Gabriela von Beauvais. Ela alerta, ainda, para a importância do registro de ocorrência. “Dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) mostram que 78% das vítimas de feminicídio nunca haviam comunicado anteriormente os crimes praticados pelos autores. Precisamos mudar essa cultura para garantir a proteção às mulheres”, alertou.
Desde o início do mês, já foram feitos 849 registros de ocorrência de violência contra a mulher, em todo o estado. Em 706 desses casos, a vítima solicitou medidas protetivas de urgência, e os pedidos foram encaminhados